ADN resolveu assassinato sem “testemunhas” nem “suspeitos”. Pamela morreu há 47 anos

Terre Haute Police Department

O assassinato de uma jovem de 19 anos nos Estados Unidos foi finalmente resolvido após décadas de incerteza, nas quais os investigadores não conseguiram encontrar um único suspeito, revelou a Polícia do estado norte-americano do Indiana, em conferência de imprensa. 

Pamela Milam foi vista pela última vez a 15 de setembro de 1972 na cidade de Terre Haute, depois de ter saído de uma festa no campus da Indiana State University. Segundo reportaram as autoridades, a estudante não voltou para casa e o seu corpo acabou por ser encontrado amarrado e amordaçado na noite seguinte na bagageira do seu carro.

A análise forense identificou lesões no rosto e na cabeça e determinou que a jovem tinha morrido estrangulada com a corda que foi encontrada à volta do seu pescoço.

As autoridades começaram a procurar os responsáveis pelo assassinato, mas sem sucesso. “Não tínhamos testemunhas nem nenhuma descrição do suspeito“, disse Shawn Keen, chefe da polícia de Terre Haute, em declarações aos jornalistas.

Sete semana após o crime, as autoridades prenderam Robert Wayne Austin, acusado de levar a cabo várias agressões sexuais no campus universitário. No entanto, e apesar de ter sido considerado suspeito, não foi encontrada nenhuma evidência que o ligasse à morte de Pamela. Em 2008, Keen reabriu a investigação e, graças às amostras de ADN encontradas na cena do crime, a participação de Austin foi completamente descartada.

Em 2017, o policial soube da existência da fenotipagem de ADN, uma nova técnica que permite prever a aparência de um suspeito a partir de uma amostra do material genético.

No ano seguinte, Keen começou a trabalhar com uma empresa especializada que cruzou o perfil de ADN encontrado na cena do crime com uma base de dados pública de genealogia genética. Depois de construir a árvore genealógica do possível assassino, a procura foi reduzida de 106 pessoas para um único indivíduo: Jeffery Hand.

 

Contudo, foi impossível cruzar o material genético do crime com o de Hand, que tinha morrido num tiroteio com polícia em 1978, depois de ter tentando sequestrar uma mulher.

A polícia recorreu então ao ADN da sua mulher e filhos, permitindo assim obter material genético para levar a cabo um teste de “paternidade reversa”. A análise determinou uma probabilidade de 99,9% de o ADN encontrado na cena do crime pertencer a Hand.

Na época do assassinato, Hand tinha 23 anos e trabalhava como entregador. De acordo com a polícia, o homem viva noutra cidade na altura dos factos e estavam envolvido noutros crimes. Keen revelou que é possível que o homem tenha “intercetado” Pamela no estacionamento depois de escolhê-la  aleatoriamente.

“São 46 anos, sete meses e 20 dias. Muitos de nós, quando ficamos mais velhos, pensamos que morreríamos sem saber quem matou a nossa irmã. Ficamos felizes por saber que [Jeffrey Lynn Hand] não teve uma grande vida nestes 46 anos “, disse a irmã de Pamela, Charlene Sanford.

ZAP ZAP // Russia Today

PARTILHAR

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …