ADN resolveu assassinato sem “testemunhas” nem “suspeitos”. Pamela morreu há 47 anos

Terre Haute Police Department

O assassinato de uma jovem de 19 anos nos Estados Unidos foi finalmente resolvido após décadas de incerteza, nas quais os investigadores não conseguiram encontrar um único suspeito, revelou a Polícia do estado norte-americano do Indiana, em conferência de imprensa. 

Pamela Milam foi vista pela última vez a 15 de setembro de 1972 na cidade de Terre Haute, depois de ter saído de uma festa no campus da Indiana State University. Segundo reportaram as autoridades, a estudante não voltou para casa e o seu corpo acabou por ser encontrado amarrado e amordaçado na noite seguinte na bagageira do seu carro.

A análise forense identificou lesões no rosto e na cabeça e determinou que a jovem tinha morrido estrangulada com a corda que foi encontrada à volta do seu pescoço.

As autoridades começaram a procurar os responsáveis pelo assassinato, mas sem sucesso. “Não tínhamos testemunhas nem nenhuma descrição do suspeito“, disse Shawn Keen, chefe da polícia de Terre Haute, em declarações aos jornalistas.

Sete semana após o crime, as autoridades prenderam Robert Wayne Austin, acusado de levar a cabo várias agressões sexuais no campus universitário. No entanto, e apesar de ter sido considerado suspeito, não foi encontrada nenhuma evidência que o ligasse à morte de Pamela. Em 2008, Keen reabriu a investigação e, graças às amostras de ADN encontradas na cena do crime, a participação de Austin foi completamente descartada.

Em 2017, o policial soube da existência da fenotipagem de ADN, uma nova técnica que permite prever a aparência de um suspeito a partir de uma amostra do material genético.

No ano seguinte, Keen começou a trabalhar com uma empresa especializada que cruzou o perfil de ADN encontrado na cena do crime com uma base de dados pública de genealogia genética. Depois de construir a árvore genealógica do possível assassino, a procura foi reduzida de 106 pessoas para um único indivíduo: Jeffery Hand.

 

Contudo, foi impossível cruzar o material genético do crime com o de Hand, que tinha morrido num tiroteio com polícia em 1978, depois de ter tentando sequestrar uma mulher.

A polícia recorreu então ao ADN da sua mulher e filhos, permitindo assim obter material genético para levar a cabo um teste de “paternidade reversa”. A análise determinou uma probabilidade de 99,9% de o ADN encontrado na cena do crime pertencer a Hand.

Na época do assassinato, Hand tinha 23 anos e trabalhava como entregador. De acordo com a polícia, o homem viva noutra cidade na altura dos factos e estavam envolvido noutros crimes. Keen revelou que é possível que o homem tenha “intercetado” Pamela no estacionamento depois de escolhê-la  aleatoriamente.

“São 46 anos, sete meses e 20 dias. Muitos de nós, quando ficamos mais velhos, pensamos que morreríamos sem saber quem matou a nossa irmã. Ficamos felizes por saber que [Jeffrey Lynn Hand] não teve uma grande vida nestes 46 anos “, disse a irmã de Pamela, Charlene Sanford.

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …