/

ADN devolve octogenário que perdeu a memória aos 5 anos à sua família biológica

(dr)

Em 1939, Vicente tinha 5 anos. Uma queda, que o deixou com uma contusão na cabeça, roubou-lhe a memória, na mesma altura em que a Guerra Civil Espanhola lhe roubou os pais.

Durante mais de 70 anos, Vicente não soube quem era, nem quais as suas origens. Mas nunca desistiu. Agora um teste de ADN veio devolver-lhe a sua história original.

De acordo com o jornal espanhol El País, depois da morte dos pais, Vicente estava entregue a uns tios com quem fugiu para Barcelona. Mas era na Colónia Miaja, Cabrera del Mar, que a criança passava os dias. A tia, para poder trabalhar, deixava-o ali e visitava-o aos domingos. Um dia não o encontrou.

Durante uma evacuação de emergência, as crianças que ali se encontravam foram retiradas por questões de segurança, acabaria por descobrir a tia de Vicente num jornal, e enviadas para outros locais.

O destino da criança foi a Bélgica. Levava apenas um papel com o seu nome e o primeiro apelido. Foi adotado e o nome próprio alterado para Vicent. Anos mais tarde, a partir da Bélgica, começou a tentar deslindar a sua origem. Sabendo que nascera em Espanha escreveu cartas para as autarquias do país. A partir de Barcelona, era a tia de Vicente que tudo fazia para encontrar o sobrinho, acabando por morrer sem ter sucesso.

Em Bilbao, duas funcionárias decidiram ajudar. No Arquivo Nacional da Catalunha encontram uma carta de uma tia que poderia ser a da criança. Anotado o seu nome, tentaram descobrir o seu paradeiro. “Umas heroínas que demonstraram uma sensibilidade incrível”, disse Francis Moltó, prima do jovem desaparecido.

“Aqui temos outra reviravolta da história”, conta ao diário Pere Puig, do Grupo de Identificação Genética da Universidade Autónoma de Barcelona que, no final da história, limitou-se a unir os testes de ADN de Vicente e de um primo.

A Generalitat da Catalunha tem por hábito dar medalhas a quem faz 100 anos e quis o destino que fosse o caso da tia. Isto fez com que o seu nome fosse publicado nos jornais e com que a família fosse descoberta. ” Infelizmente, tinha morrido há pouco tempo quando a localizaram”, conta Puig.

No entanto, a tia deixou um filho, Valentín. “Pareciam duas gotas de água”, conta a prima Francis Moltó, que tem hoje com 77 anos de idade. “Quando vimos Vicente e Valentín juntos não havia dúvidas. ‘É ele, é ele’, dissemos, ‘é da nossa família’”, recorda.

A confirmação chegou através do teste de ADN. Vicente e Valentín partilhavam o mesmo ADN mitocondrial, ou seja, eram parentes pelo lado materno.

“Quando juntámos os dois primos, com mais de 80 anos, para a colheita de sangue, sentia-se a emoção no ar”, conta Puig. “Passados dois dias pudemos dizer: sim, são primos. Geneticamente, o seu caso era muito fácil: amostras de sangue de pessoas vivas, com condições muito propícias para procurar ADN mitocondrial.” O cientista conta ainda que dar resposta a uma pessoa que passou tanto tempo à procura delas, “é emocionante”.

A história de Vicente, deslindada em 2014, foi agora publicada numa revista científica especializada, a Forensic Science International. ”Tanto quanto sabemos, temos aqui a primeira identificação genética de uma pessoa com amnésia retirada do país durante a Guerra Civil Espanhola e que assim recupera a sua identidade pessoal.”

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.