ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que descobriria que tinha uma família inteira noutro país.

Gantois, um funcionário aposentado, perdera toda a esperança. Quando era criança, a sua família disse-lhe que o seu pai tinha morrido na guerra da Indochina no Vietname em 1946, ano em que nasceu. No entanto, aos 15 anos e depois de a sua mãe ter morrido, a sua avó confessou que o seu pai era, na verdade, um americano que tinha lutado na 2ª Guerra Mundial.

Depois de se casar, André estava determinado a descobrir mais sobre isso. Visitou os escritórios dos Estados Unidos na França, mas sem nenhum resultado, uma vez que exigiam uma prova de algum relacionamento, algo que ele não possuía.

“Não tinha nome, nada a seguir. O André disse-me: Vou morrer sem saber quem foi meu pai'”, contou à Associated Press Rosine, esposa de André, que confessou que este assunto era um “grande buraco” na vida do marido.

Quando tudo parecia um beco sem saída, em junho passado, a nora de setenta anos sugeriu que fizesse um teste de ADN. Semanas depois, os resultados não só revelaram a identidade do seu pai, mas também permitiram que descobrisse que tinha um irmão e uma irmã nos Estados Unidos.

O seu pai fora Wilburn Bill Henderson, um soldado de infantaria que chegou a França depois do desembarque histórico dos aliados na Normandia durante a 2ª Guerra Mundial, em 6 de junho de 1944. Nos últimos meses do conflito, Henderson conheceu a mãe de André, Irene Gantois. Depois da rendição alemã em 1945, o americano visitou a jovem francesa, que não lhe terá dito que estava grávida, e depois regressou ao seu país de origem sem nunca mais saber dela.

André nunca teria conseguido desvendar o passado do pai se não fosse pelo seu meio-irmão americano, Allen Henderson, que também decidira submeter-se a um estudo genético – embora apenas por um capricho e aproveitando uma oferta especial para este tipo de exame. “Pensei: seria interessante”, diz Henderson, que mora em Greenville, no estado da Carolina do Sul.

Coincidentemente, ambos escolheram a mesma empresa para os testes, o que permitiu descobrir o seu parentesco. Finalmente, Allen, André e a sua meia-irmã Judy encontraram-se pela primeira vez em setembro de 2018 em França. Todos reconhecem a sua sorte em se ter conhecido e como o seu pai teve sorte por ter sobrevivido à guerra.

Henderson, de 65 anos, conta que, ao ver André pela primeira vez, soube imediatamente que era o seu irmão por causa da surpreendente semelhança entre eles. “André, na verdade, parece-se mais com o meu pai do que eu. As suas maneiras, o seu sorriso, o seu rosto, sinto que estou a falar com o meu pai”, diz.

Gantois está feliz pelo resultado da sua história, mas sente pena de quem não tem respostas. Há muitas histórias de outras famílias em tempos de guerra que permanecem sem solução e a cada ano que passa é menos provável que consigam respostas.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E se os Portugueses e os Angolanos fizessem testes de ADN no mesmo laboratório iam lá descobrir muitos irmãos e irmãs…

RESPONDER

Governo esclarece: pausa de Natal nas escolas terá os mesmos 11 dias

O Ministério da Educação esclareceu que as férias de Natal do próximo ano letivo terão os mesmos 11 dias de 2018/2019, depois de o calendário escolar para 2019/2020 ter revelado uma interrupção de quase três …

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …