Administração Trump expande o seu poder de deportar por falta de documentos

Esta terça-feira, a Administração Trump vai expandir consideravelmente o seu poder de deportar imigrantes indocumentados que entraram ilegalmente nos Estados Unidos nos últimos dois anos, através de um processo de deportação acelerado que contorna os juízes de imigração.

De acordo com o The Washington Post, as alterações que serão implementadas a partir desta terça-feira farão uso de um processo de deportação acelerado que contorna os juízos de imigração.

Para as autoridades norte-americanas, esta estratégia é “uma resposta necessária” ao fluxo de migrantes centro-americanos e outros na fronteira do sul.

A estratégia, a ser implementada no imediato, permitirá que os agentes retirem de qualquer lugar imigrantes que se encontrem nos Estados Unidos, tendo como alvo as pessoas que estão no país há menos de dois anos e não têm um processo de asilo em curso nem uma data para comparecerem em tribunal.

Ao abrigo desta nova lei, imigrantes detidos no Iowa, Nebraska ou noutros estados do interior terão de provar que residiram no país de forma contínua nos dois últimos anos ou poderão acabar numa prisão e ser sujeitos a um processo de deportação rápida.

Além disso, adianta o semanário Expresso, será um oficial de imigração de uma patente relativamente baixa a decidir, e não funcionários judiciais.

Donald Trump prometeu deportar milhões de imigrantes e ameaçou fazer raids em dez grandes cidades dos Estados Unidos. De acordo com dados oficiais, quase 300 mil dos cerca de 11 milhões de imigrantes não autorizados nos EUA podem ser abrangidos pela nova medida. O típico imigrante sem documentos vive no país há 15 anos, segundo o Pew Research Center.

Esta medida dá aos agentes o poder de emitirem ordens de deportação sem levarem os imigrantes a responder perante o juiz ou permitirem que falem com um advogado, defendem advogados de imigração.

Ao abrigo deste plano ilegal, os imigrantes que vivem aqui há anos serão deportados com menos procedimentos do que as pessoas que respondem em tribunal por situações de trânsito”, disse o diretor do projeto de direitos dos imigrantes da União Americana pelas Liberdades Civis, Omar Jadwat, citado pelo Post.

“Vamos avançar com uma ação judicial para acabar rapidamente com esta política”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conquistadores espanhóis usaram técnicas indígenas para construir as suas armas

Um novo estudo concluiu que os invasores espanhóis foram obrigados a aprender com os indígenas da Mesoamérica sobre a produção de cobre. Descobertas arqueológicas em El Manchón, no México, apoiam a ideia de que invasores espanhóis, desesperados …

Açambarcamento de medicamentos por Portugal? "É um total absurdo", diz Infarmed

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde reagiu à acusação feita por uma organização belga, que dizia que Portugal está a fazer um armazenamento excessivo de medicamentos essenciais para o tratamento …

Descoberto âmbar com 40 milhões de anos com duas moscas a acasalar

Há 40 milhões de anos, no supercontinente Gonduana, duas moscas que se encontravam a acasalar viram-se, inesperadamente, numa situação complicada. De alguma forma, este par de moscas de pernas longas (Dolichopodidae) ficou preso na seiva pegajosa …

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …