Administração Trump podia ter evitado 40% das mortes por covid-19 nos Estados Unidos

Michael Reynolds / EPA

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Um novo relatório, publicado na The Lancet, uma das revistas científicas mais prestigiadas do mundo, tentou quantificar o custo humano da gestão da pandemia de covid-19 pela Administração Trump.

“O tempo do Presidente Trump no cargo trouxe infortúnio para os Estados Unidos e para o planeta”, lê-se na introdução do artigo científico, que refere que, entre as mais de 450 mil mortes por covid-19 no país, cerca de 40% poderiam ter sido evitadas.

O relatório, publicado no dia 10 de fevereiro na The Lancet, critica a minimização da doença por parte do então Presidente dos Estados Unidos, o aumento de tratamentos não comprovados como a hidroxicloroquina e a redução da ênfase da Administração Trump na saúde pública, que inclui a eliminação de uma unidade pandémica do Conselho de Segurança Nacional em 2018, menos de dois anos antes da pandemia atingir o país.

A Vice escreve que a falha em responder com eficácia à pandemia afetou desproporcionalmente as pessoas de cor, aumentando a diferença da expectativa de vida entre negros e brancos em mais de 50%. As taxas de mortalidade por covid-19 são 3,6 vezes maiores para pessoas de cor do que para brancos não hispânicos, segundo o estudo.

A difícil implementação do plano de vacinação também consta na lista de críticas apontadas no artigo, com os especialistas a afirmarem que o planeamento teria evitado o “desperdício” e a “confusão”.

O relatório publicado na The Lancet alega ainda que o impacto de Donald Trump na saúde pública foi desastroso mesmo antes da pandemia: 22.000 mortes extras relacionadas com fatores ambientais e ocupacionais em 2019, em comparação com o último ano da presidência de Barack Obama.

No entanto, o problema vai muito além de Donald Trump. Steffie Woolhandler, uma das autoras do estudo, disse à Vice que os investigadores chegaram à conclusão “que se passaram quatro décadas de falhas constantes do Governo em relação ao apoio de políticas de saúde”.

Desta forma, sugerem uma reforma na infraestrutura de saúde pública do país para resolver o problema. Além de dar ao CDC (Centers for Disease Control and Prevention) mais ferramentas para combater o racismo sistémico, os investigadores recomendam a transição para um sistema Medicare for All, como o defendido pelo senador Bernie Sanders.

“Precisamos, no mínimo, de um programa de saúde universal”, disse David Himmelstein, outro autor do artigo científico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …