Administração Pública perdeu 22 mil funcionários em 2013

Giampaolo Squarcina / Flickr

-

O emprego da Administração Pública caiu para 563.595 postos de trabalho em 31 de dezembro do ano passado, uma quebra global de 3,8% face a igual período de 2012, traduzindo-se em menos 22 mil postos de trabalho no Estado.

De acordo com a síntese estatística do emprego público (SIEP) hoje publicada na página da direcção-geral da administração e do emprego público (DGAEP), o número registado em Dezembro do ano passado está aquém do registado no mesmo mês de 2011 (580.686 postos de trabalho), um decréscimo de cerca de 8%.

Não obstante esta descida, em 31 de dezembro do ano passado trabalhavam no Estado mais 4.298 pessoas face a Setembro de 2013, o que se traduz num aumento de 0,8% face ao trimestre anterior (559.297), “como efeito do início do ano lectivo 2013/2014”.

Em comparação com o final do terceiro trimestre de 2013, o emprego cresceu em resultado do aumento do número de trabalhadores da administração central (mais 5.697 correspondente a um crescimento de 1,4%) “por efeito cíclico anual de novas contratações para os estabelecimentos de ensino básico, secundário e superior do Ministério da Educação e Ciência ainda durante o mês de outubro”.

Já numa comparação com o final do ano de 2011, o número registado em Dezembro de 2013 representa um decréscimo de 8% face ao número de empregos registados na altura (612.556), ou seja, menos 48.971 postos de trabalho ocupados.

Com um rácio de administração em relação à população total de cerca de 5%, o emprego no sector das administrações públicas representa cerca de 10,5 % da população activa e de 12,4% da população empregada, segundo a SIEP.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …