Adesivo na roupa ajuda vítimas em caso de tentativa de violação

A invenção é de uma cientista indiana, ciente da falta de segurança – em especial no seu país de origem – que muitas mulheres vivem quando saem sozinhas à rua. E, como Manisha Mohan acredita que as mulheres devem sentir-se capazes de se proteger, criou uma forma que ajuda as vítimas em caso de violação.

Trata-se de um pequeno adesivo colocado na roupa, nomeadamente no soutien, que emite um alerta em tempo real caso o vestuário seja arrancado. “Criamos um projeto para detectar, comunicar e prevenir ataques sexuais em tempo real”, explicou a cientista do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Com o nome “Intrepid”, a invenção de Manisha – que considera o ataque sexual uma doença da nossa sociedade e que precisa de cura imediata – pode até ajudar vítimas que não tenham condições de cuidar de si próprias.

“Imagine um cenário em que a pessoa não está em condições de responder, um ataque numa universidade ou até mesmo um encontro que termine em violação”, exemplifica a criadora.

Assim sendo, o sistema do Intrepid pode funcionar de forma passiva ou ativa. No primeiro caso, a vítima aperta uma espécie de botão de pânico, acionando contactos de confiança previamente escolhidos.

Já na forma ativa, quando o agressor tentar arrancar a roupa da vítima, o dispositivo envia a geolocalização da vítima a amigos, liga para um contacto e grava o áudio captado em redor, para que seja usado nos tribunais como prova da tentativa de violação.

E, adianta Manisha, o adesivo é confortável e pode ser usado em várias peças de roupa, caso não queira colocar no soutien. Além disso é feito de hidrogel, “não deixa vestígios” e “pode ser lavado e colocado como um adesivo”.

Para usar o dispositivo, o utilizador tem de fazer download no telemóvel de uma aplicação que vem com o Intrepid e inserir os cinco contactos a contactar em caso de emergência. O adesivo é emparelhado com o telemóvel através de Bluetooth.

“Na Índia, em nome da segurança, muitas vezes as mulheres são alertadas para ficar dentro de casa à noite. Acredito que, em vez disso, deveríamos ter mais segurança. Não precisamos de guarda-costas. Acho que deveríamos ter a capacidade de nos proteger a nós mesmas e sermos capazes de estar sozinhas e em segurança”, salientou Mohan.

Avatar // Move

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …