Acusadas da morte de Kim Jong-nam tinham vestígios de veneno neurotóxico na roupa

Yonhap / EPA

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

As duas acusadas de envenenar Kim Jong-nam, irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinham vestígios do agente neurotóxico VX em suas roupas, declarou nesta quinta-feira, durante o julgamento das mulheres, o chefe do departamento químico da Malásia.

Segundo adiantou Raja Subramaniam, director do Centro de Armas Químicas do país, foram detectados vestígios degradados do agente neurotóxico VX nas roupas das duas acusadas do envenenamento de Kim Jong-nam, a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Houng, únicas detidas até agora pelo crime.

O testemunho do especialista aconteceu na quarta audiência do processo, que se prolongará pelo menos até ao final de novembro, e no qual a procuradoria malaia chamará a depor mais de 100 testemunhas, com as quais pretende provar a “intenção de matar” das duas mulheres, diz o jornal malaio “The Straits Enganes”.

As duas acusadas declararam-se “inocentes” durante a abertura do julgamento, na última segunda-feira. Se forem consideradas culpadas, podem ser condenadas a pena de morte.

(dv) Royal Malaysia Police

A indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Huong foram indiciadas por assassinato de Kim Jong-nam

O VX é um neurotóxico líquido oleoso incolor, sem cheiro nem sabor, que leva algum tempo a evaporar. Ataca o sistema nervoso e causa a morte. É considerado pelas Nações Unidas como uma arma de destruição em massa, e a sua produção e armazenamento foi proibido em 1993.

No dia 13 de fevereiro, Kim Jong-nam encontrava-se de partida para Macau, onde residia em exílio, quando as duas mulheres invadiram o terminal de saída do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, e aplicaram o veneno no seu rosto.

A autópsia realizada pelos médicos legistas malaios determinou que o cadáver continha resíduos de VX nos olhos, urina e sangue, além nos objectos pessoais da vítima.

A defesa questiona a exposição ao VX por parte das acusadas, já que nem elas nem qualquer das restantes pessoas que tiveram contacto directo com o corpo contaminado da vítima sofreram sintomas de envenenamento.

Tanto Doan como Siti afirmaram durante os interrogatórios que acreditavam estar a participar numa brincadeira para um programa de televisão, e que o líquido que usaram era óleo para bebés.

As acusadas contaram às autoridades que um grupo de 4 homens, que supostamente terá orquestrado o atentado, pagou 80 dólares a cada uma para participar na “brincadeira” que culminou com a morte de Kim Jong-nam.

Identificados como norte-coreanos pela polícia, deixaram o país no próprio dia, e encontram-se em paradeiro desconhecido. O tribunal recusou-se a publicar as identidades e nacionalidades destes 4 homens também acusadas pelo assassinato.

Os serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos atribuíram o crime a agentes norte-coreanos.

Pyongyang sustenta que Kim morreu de um ataque cardíaco e acusa as autoridades malaias de conspirar com os seus inimigos, ao mesmo tempo que insiste em identificar a vítima como Kim Chol, nome que estava no passaporte da vítima.

EFE // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …