Acusadas da morte de Kim Jong-nam tinham vestígios de veneno neurotóxico na roupa

Yonhap / EPA

Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

As duas acusadas de envenenar Kim Jong-nam, irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinham vestígios do agente neurotóxico VX em suas roupas, declarou nesta quinta-feira, durante o julgamento das mulheres, o chefe do departamento químico da Malásia.

Segundo adiantou Raja Subramaniam, director do Centro de Armas Químicas do país, foram detectados vestígios degradados do agente neurotóxico VX nas roupas das duas acusadas do envenenamento de Kim Jong-nam, a indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Houng, únicas detidas até agora pelo crime.

O testemunho do especialista aconteceu na quarta audiência do processo, que se prolongará pelo menos até ao final de novembro, e no qual a procuradoria malaia chamará a depor mais de 100 testemunhas, com as quais pretende provar a “intenção de matar” das duas mulheres, diz o jornal malaio “The Straits Enganes”.

As duas acusadas declararam-se “inocentes” durante a abertura do julgamento, na última segunda-feira. Se forem consideradas culpadas, podem ser condenadas a pena de morte.

(dv) Royal Malaysia Police

A indonésia Siti Aisyah e a vietnamita Doan Thi Huong foram indiciadas por assassinato de Kim Jong-nam

O VX é um neurotóxico líquido oleoso incolor, sem cheiro nem sabor, que leva algum tempo a evaporar. Ataca o sistema nervoso e causa a morte. É considerado pelas Nações Unidas como uma arma de destruição em massa, e a sua produção e armazenamento foi proibido em 1993.

No dia 13 de fevereiro, Kim Jong-nam encontrava-se de partida para Macau, onde residia em exílio, quando as duas mulheres invadiram o terminal de saída do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, e aplicaram o veneno no seu rosto.

A autópsia realizada pelos médicos legistas malaios determinou que o cadáver continha resíduos de VX nos olhos, urina e sangue, além nos objectos pessoais da vítima.

A defesa questiona a exposição ao VX por parte das acusadas, já que nem elas nem qualquer das restantes pessoas que tiveram contacto directo com o corpo contaminado da vítima sofreram sintomas de envenenamento.

Tanto Doan como Siti afirmaram durante os interrogatórios que acreditavam estar a participar numa brincadeira para um programa de televisão, e que o líquido que usaram era óleo para bebés.

As acusadas contaram às autoridades que um grupo de 4 homens, que supostamente terá orquestrado o atentado, pagou 80 dólares a cada uma para participar na “brincadeira” que culminou com a morte de Kim Jong-nam.

Identificados como norte-coreanos pela polícia, deixaram o país no próprio dia, e encontram-se em paradeiro desconhecido. O tribunal recusou-se a publicar as identidades e nacionalidades destes 4 homens também acusadas pelo assassinato.

Os serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos atribuíram o crime a agentes norte-coreanos.

Pyongyang sustenta que Kim morreu de um ataque cardíaco e acusa as autoridades malaias de conspirar com os seus inimigos, ao mesmo tempo que insiste em identificar a vítima como Kim Chol, nome que estava no passaporte da vítima.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …