Açores e Madeira jogam as fichas todas no turismo (e oferecem vantagens aos turistas)

Açores e Madeira estão já a preparar a retoma do turismo neste verão, procurando até bater recordes pré-covid. Quem viajar para os arquipélagos pode esperar certos benefícios.

O turismo é um setor de extrema importância tanto para os Açores como para a Madeira. Numa altura em que a pandemia de covid-19 condicionou severamente o verão passado e o resto do ano, a época que se aproxima é essencial para a economia insular conseguir recuperar o fôlego.

Dados do INE mostram que os Açores foram a região do país que mais caiu em número das dormidas de residentes, o principal mercado do turismo açoriano (-62,8%). Este é apenas o exemplo de uma das situações em que a economia açoriana foi violentada.

Agora, o setor do turismo já está a preparar-se para a época alta que aí vem. “Sabemos que o turismo é um instrumento especial de distribuição de valor e nós estamos numa região que precisa muito de trocar aquilo que tem por aquilo que não tem”, sublinha o secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia do Governo dos Açores, Mário Mota Borges.

Quem viaja para a região tem de realizar um teste à covid-19 na chegada, mas, se o fizer na origem, é-lhe atribuído um voucher de 35 euros, se vier de Portugal continental ou da Madeira, e de 50 euros, se chegar do estrangeiro, explica o jornal Público.

A diretora regional do Turismo, Rosa Costa, diz que isto faz parte do posicionamento do destino turístico Açores. “Acreditamos que os Açores serão um dos destinos mais procurado no Verão”, antecipa.

A região lançou recentemente uma campanha dirigida ao território nacional, mas está a preparar outras campanhas com foco nos turismos de natureza, náutico, cultural e gastronómico. O mercado nacional é a prioridade, mas Reino Unido, França, Espanha, Suíça e Itália serão alguns dos alvos a atrair.

“Estou em crer que por sermos um destino mais pequeno, não massificado, que em 2023 já teremos números bastante animadores para continuarmos a ser o motor da recuperação da economia dos Açores”, diz o presidente da Associação de Turismo dos Açores, Carlos Morais.

Madeira: mais turistas nacionais que no periodo pré-covid

A Madeira trava uma espécie de “guerra” com a TAP. O Governo regional critica o facto de a companhia aérea praticar tarifas desproporcionais nos voos para a região, havendo ainda “falta de diálogo” da TAP em contribuir com voos.

“Não é aceitável haver preços mais baratos para ir a Cancun do que para ir à Madeira”, atira o secretário regional de Turismo, Eduardo Jesus, em declarações ao Expresso.

Ao semanário, Bernardo Trindade, vogal do conselho de administração da TAP, admitiu que a transportadora vai reunir com os operadores turísticos para encontrarem soluções para se conseguirem pacotes de férias na Madeira no próximo verão.

A TAP está a fazer “uma aposta muito clara na Madeira” e a partir de junho esta rota será reforçada, garante o membro do concelho administrativo da companhia aérea portuguesa.

“Há 30 anos que os operadores não faziam um charter para a Madeira, seria triste termos de recuar a uma situação de há 30 anos para fabricar uma resposta e contrariar um vazio de oferta num destino que para nós é tão importante”, explica Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e de Turismo (APAVT).

Um dos pontos essenciais será garantir tarifas mais baixas para os turistas nacionais. A operação prevista este verão para a Madeira envolve dois voos por semana, com 160 a 180 lugares em cada avião.

O secretário regional de Turismo pretende atingir recordes relativamente aos resultados obtidos antes da pandemia. Além disso, espera ficar na “lista verde” do Reino Unido — em que os turistas britânicos podem viajar sem ter de cumprir quarentena. A decisão deverá ser tomada a 10 de maio.

Os 25 mil trabalhadores do sector na região passam a ser considerados prioritários nas campanhas de vacinação.

E quem chegar à região sem ter feito teste PCR 72 horas antes de embarcar, poderá fazê-lo gratuitamente no aeroporto.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …