Açores em alerta vermelho à espera do furacão Ophelia

ESA / HANDOUT / EPA

O furacão Ophelia, que se deverá manter na categoria 2 durante este sábado, poderá provocar rajadas de vento até 130 quilómetros/hora na ilha de Santa Maria, nos Açores, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O furacão Ophelia às 09h00 locais era um furacão de categoria 2, encontrava-se a cerca de 430 quilómetros ainda a sudoeste da ilha de Santa Maria, deslocava-se para nordeste e prevê-se que por volta das 18h00 se encontre a cerca de 180 quilómetros a sul da ilha de Santa Maria”, disse o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo Carlos Ramalho, o furacão “deverá permanecer à volta desta categoria durante o dia de hoje”, dado que “pouco irá diminuir a sua intensidade, apesar de se encaminhar para águas um pouco mais frias”.

“O que se prevê é que o vento sopre com mais intensidade, associado ao ciclone tropical [designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5], nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria”, grupo oriental do arquipélago, adiantou.

O vento “poderá atingir rajadas entre 100 a 130 quilómetros por hora na ilha de Santa Maria e até 100 quilómetros por hora em São Miguel”.

“O que nos preocupa mais neste momento em relação ao ciclone tropical é a interação com uma superfície frontal que está a chegar ao grupo central”, afirmou.

A aproximação do furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vário avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18h00 e as 24h00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12h00 e por um amarelo até esta hora.

Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12h00 de hoje e as 06h00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.

No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se entre as 12h00 e as 18h00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

(dr)

Circulação rodoviária condicionada

O Governo dos Açores vai condicionar a circulação rodoviária em vários troços de estrada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria devido ao “agravamento significativo do estado do tempo no arquipélago”.

Assim, a partir das 12h00 de hoje até às 10h00 de domingo, na ilha de São Miguel está condicionado o troço regional entre a entrada nascente e a entrada poente das Feteiras, no concelho de Ponta Delgada, sendo a alternativa a estrada municipal.

As vias de acesso à Lagoa do Fogo/Caldeiras (Ribeira Grande e Lagoa) e Tronqueira (Povoação e Nordeste) estão também condicionados.

Acrescem os troços regionais entre a Achadinha e a Achada, entre a Feteira Grande e a Algarvia, e entre a Pedreira e Água Retorta, no concelho do Nordeste.

Nestes casos as alternativas passam pela SCUT ou por estrada municipal.

Em Santa Maria, estão condicionados os acessos à Maia e São Lourenço.

O Governo dos Açores anunciou ainda que nas duas ilhas estarão um total 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma epidemia de coronavírus pode ter atingido a Ásia há 25 mil anos

Um novo estudo sugere que um antigo coronavírus, ou um patógeno intimamente relacionado, desencadeou uma epidemia no leste asiático há cerca de 25 mil anos. David Enard, geneticista evolucionário da Universidade do Arizona, em Tucson, analisou …

Superliga Europeia está oficialmente suspensa após 48 horas de vida

Os criadores da Superliga Europeia de futebol revelaram esta terça-feira à noite, em comunicado, que pretendem remodelar aquela competição, depois de os seis clubes ingleses terem anunciado o seu abandono. “Apesar da anunciada partida dos clubes …

Enriquecimento injustificado. Depois do ralhete de Marcelo, todos os partidos admitem mexer na lei

O Partido Socialista insistia que a lei que visa criminalizar quem não declara acréscimo de rendimentos já existe. Agora, depois do apelo do Presidente da República, já admite que há "aperfeiçoamentos" a fazer. Na segunda-feira, o …

Plano de testagem em massa. Pessoas assintomáticas ou sem exposição também vão ser testadas

O Instituto de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) divulgou, esta terça-feira, o plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal. De acordo com o jornal Público, a estratégia de testagem em Portugal vai …

Fim das moratórias teve "impacto reduzido". Possibilidade de extensão é "muito escassa"

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), disse no Parlamento que o fim das moratórias teve um "impacto muito reduzido" nas famílias no mês de março, tendo registado um número "muito baixo" …

A água é cada vez mais escassa (e a culpa é de alguns destes alimentos)

Um novo estudo mediu o impacto do uso de água em várias dietas habituais nos Estados Unidos. O consumo de carne é o que mais contribui para este problema. O sistema alimentar precisa de água para …

Desfile do 25 de Abril vai voltar à Avenida da Liberdade. Participantes têm de registar-se

O tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril de 1974 vai regressar à Avenida da Liberdade, com algumas regras definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), confirmou esta terça-feira à Lusa o coronel Vasco Lourenço. O presidente …

MP e Sócrates pedem anulação da decisão de Ivo Rosa na Operação Marquês

O Ministério Público (MP) e a defesa de José Sócrates pedem a nulidade da decisão instrutória do juiz Ivo Rosa no processo judicial da Operação Marquês, considerando que houve uma "alteração substancial dos factos". Os procuradores …

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …