Açores em alerta vermelho à espera do furacão Ophelia

ESA / HANDOUT / EPA

O furacão Ophelia, que se deverá manter na categoria 2 durante este sábado, poderá provocar rajadas de vento até 130 quilómetros/hora na ilha de Santa Maria, nos Açores, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O furacão Ophelia às 09h00 locais era um furacão de categoria 2, encontrava-se a cerca de 430 quilómetros ainda a sudoeste da ilha de Santa Maria, deslocava-se para nordeste e prevê-se que por volta das 18h00 se encontre a cerca de 180 quilómetros a sul da ilha de Santa Maria”, disse o meteorologista Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo Carlos Ramalho, o furacão “deverá permanecer à volta desta categoria durante o dia de hoje”, dado que “pouco irá diminuir a sua intensidade, apesar de se encaminhar para águas um pouco mais frias”.

“O que se prevê é que o vento sopre com mais intensidade, associado ao ciclone tropical [designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5], nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria”, grupo oriental do arquipélago, adiantou.

O vento “poderá atingir rajadas entre 100 a 130 quilómetros por hora na ilha de Santa Maria e até 100 quilómetros por hora em São Miguel”.

“O que nos preocupa mais neste momento em relação ao ciclone tropical é a interação com uma superfície frontal que está a chegar ao grupo central”, afirmou.

A aproximação do furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vário avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18h00 e as 24h00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12h00 e por um amarelo até esta hora.

Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12h00 de hoje e as 06h00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.

No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se entre as 12h00 e as 18h00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

(dr)

Circulação rodoviária condicionada

O Governo dos Açores vai condicionar a circulação rodoviária em vários troços de estrada nas ilhas de São Miguel e Santa Maria devido ao “agravamento significativo do estado do tempo no arquipélago”.

Assim, a partir das 12h00 de hoje até às 10h00 de domingo, na ilha de São Miguel está condicionado o troço regional entre a entrada nascente e a entrada poente das Feteiras, no concelho de Ponta Delgada, sendo a alternativa a estrada municipal.

As vias de acesso à Lagoa do Fogo/Caldeiras (Ribeira Grande e Lagoa) e Tronqueira (Povoação e Nordeste) estão também condicionados.

Acrescem os troços regionais entre a Achadinha e a Achada, entre a Feteira Grande e a Algarvia, e entre a Pedreira e Água Retorta, no concelho do Nordeste.

Nestes casos as alternativas passam pela SCUT ou por estrada municipal.

Em Santa Maria, estão condicionados os acessos à Maia e São Lourenço.

O Governo dos Açores anunciou ainda que nas duas ilhas estarão um total 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …