/

Acordo secreto revelado. Suíça pagou a espiões chineses para entrarem no país e interrogarem migrantes

6

O texto completo de um acordo secreto entre a Suíça e a China que permitiu que funcionários de segurança chineses entrassem e operassem no país foi revelado pela primeira vez.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o “acordo de readmissão” de cinco anos, que foi assinado em 2015 e expirou na segunda-feira, estabelece condições para os agentes chineses viajarem para a Suíça e entrevistarem suspeitos de nacionalidade chinesa que as autoridades suíças desejam deportar.

Ao contrário de mais de 50 acordos semelhantes que a Suíça assinou com outros países, o acordo com a China nunca foi publicado pelo Governo nem publicamente reconhecido até agosto deste ano.

A tradução oficial para o inglês do acordo foi obtida pela Safeguard Defenders, um grupo de campanha de direitos humanos com foco na Ásia, e revela um compromisso extraordinário com o sigilo dentro de um acordo que foi ocultado do público.

Os “especialistas” do Ministério da Segurança Pública (MPS) tiveram de ser convidados para as “missões” de duas semanas, mas, uma vez feito o convite, a China poderia escolher os seus agentes sem a aprovação da Suíça.

Os agentes poderiam entrar no país sem estatuto oficial e a Suíça comprometia-se a manter sua identidade em sigilo. Os relatórios que estes funcionários chineses produziam para as autoridades suíças também foram mantidos em segredo.

Os acordos de readmissão são uma parte normal do direito internacional, mas a Safeguard Defenders disse que o acordo de 2015 com Pequim, que não era recíproco, era de “um caráter totalmente diferente” de outros assinados pela Suíça.

O sigilo em torno do próprio acordo e do trabalho dos agentes chineses, a escolha do parceiro – um superministério de segurança com extensas atribuições incluindo polícia e serviços de inteligência – e até mesmo a presença de agentes eram incomuns.

O acordo foi extremamente favorável para os chineses e foi além dos acordos normais de partilha de informações sobre migração, segundo Margaret Lewis, professora de direito da Universidade Seton Hall, nos Estados Unidos.

Não havia disposições para supervisionar as atividades dos agentes além do seu trabalho com as autoridades suíças. Além disso, como o estatuto não oficial dos agentes provavelmente significava que estavam a viajar com vistos de turista, poderiam ter acesso a todo o espaço Schengen, segundo Peter Dahlin, diretor da Safeguard Defenders.

O acordo gerou indignação na Suíça quando a sua existência foi relatada pela primeira vez em agosto, num momento de crescente preocupação internacional com a China como alvo de dissidentes e figuras da oposição.

O secretariado suíço para a migração (SEM) defendeu o acordo como um freio necessário à migração ilegal, dizendo que controlava as informações fornecidas às autoridades chinesas. O SEM informou que só foi usado uma vez, em 2016.

Grupos de campanha disseram que a Suíça pode correr o risco de violar os princípios de não repulsão, que proíbem o regresso de refugiados a lugares onde possam estar em risco e expressaram preocupações de que não havia nenhum mecanismo para monitorizar o tratamento das pessoas deportadas após o seu regresso à China.

Um porta-voz do SEM disse aos media suíços que apenas pessoas que não corressem risco de perseguição no seu país seriam alvos – tibetanos e uigures em busca de asilo foram excluídos -, mas essa proteção não foi incluída no acordo.

Nos últimos anos, a China tornou-se mais ativa no uso de vias bilaterais e multilaterais como a Interpol, bem como na entrada não oficial de outros países, para rastrear cidadãos chineses de interesse.

ZAP //

6 Comments

  1. É obvio que o ‘Espaço Schengen’ é um passe-vite e uma vez que a Suíça se considera dona do mundo, não liga puto nenhum a qualquer preocupação dos países verdadeiramente federados. Uma purga de elementos parasitas na UE, como a Noruega, a Suíça, a Polónia e a Hungria, seria bem aplicada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.