/

Nepal e China chegam finalmente a acordo: Monte Evereste é mais alto do que se pensava

SnakeBill / Flickr

O monte Evereste, a montanha mais alta do Mundo

Esta terça-feira, a disputa entre a China e o Nepal que se prolongou durante décadas conheceu um ponto final: os países concordaram com a medição do Monte Evereste.

A China e o Nepal anunciaram que o Monte Evereste tem 8.848,86 metros de altura, pondo fim a uma discrepância nas medições feitas pelos dois países.

“A altura do Monte Evereste é de 8.848,86 metros”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, num anúncio conjunto, durante uma videoconferência com o homólogo do Nepal, Pradeep Gyawali.

A nova altura oficial é ligeiramente superior à medição anterior realizada pelo Nepal e cerca de quatro metros a mais do que a medição feita pela China. A altura foi acordada depois de os dois países enviarem agrimensores, os profissionais aptos a demarcar e medir terrenos, para os seus respetivos lados da montanha, nos últimos dois anos.

Segundo o Público, enquanto que o Nepal tomava em consideração a camada de neve que cobre o pico, a China calculava a altitude do Evereste tendo como referência o ponto máximo de existência de rocha. Além disso, a medição chinesa teve por base uma subida realizada em 2005, e o Nepal baseava-se numa expedição indiana que remonta a 1954.

A intenção de chegar a uma medição conjunta foi anunciada publicamente em 2011, com o Governo nepalês a aceitar fazer uma excursão ao topo para medir a altitude do monte. O resultado foi conhecido esta terça-feira, nove anos depois.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.