Acordo entre Grécia e credores está muito próximo

Sinn Féin / Flickr

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Euclid Tsakalotos

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Euclid Tsakalotos

Um acordo entre a Grécia e os seus credores internacionais para ajuda financeira a Atenas está “muito próximo”, garantiu hoje o coordenador helénico das negociações, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Euclid Tsakalotos.

“Após semanas de negociações muito duras, se o outro lado estiver disponível, tornar-se-á evidente que o acordo está muito próximo”, vincou Euclid Tsakalotos em declarações ao jornal grego Avgi, palavras reportadas pela agência France-Presse.

O governante reconhece todavia que Atenas e os credores estão ainda “politicamente distantes” em matérias como pensões, salários e questões laborais, matérias que “ficarão em aberto até ao último minuto”.

As declarações de Euclid Tsakalotos surgem antes de uma nova reunião do Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro) em Bruxelas, na segunda-feira.

Após esse encontro dos titulares das Finanças, Atenas espera uma “declaração favorável” às negociações com vista ao desembolso de parte do empréstimo concedido pelos credores.

A Grécia enfrenta problemas de liquidez devido a um impasse nas negociações com os credores que tem atrasado a transferência para os cofres gregos de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

No que refere ao lado europeu, as cautelas são maiores: o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afiançou ao jornal italiano Corriere della Sera que, não obstante os progressos nas negociações, o momento não é ainda de total concórdia.

“Fizemos progressos mas não estamos próximos de um acordo. Tal [luz verde final] não será atingido na reunião de segunda-feira do Eurogrupo”, prosseguiu o responsável.

Na terça-feira, Atenas terá de devolver parte do empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI), fatia no valor de 750 milhões de euros, pagamento que o ministro das Finanças, Yanis Varufakis, bem como outras fontes helénicas, garantiram já que será feito.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …