Acordo entre Grécia e credores está muito próximo

Sinn Féin / Flickr

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Euclid Tsakalotos

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Grécia, Euclid Tsakalotos

Um acordo entre a Grécia e os seus credores internacionais para ajuda financeira a Atenas está “muito próximo”, garantiu hoje o coordenador helénico das negociações, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Euclid Tsakalotos.

“Após semanas de negociações muito duras, se o outro lado estiver disponível, tornar-se-á evidente que o acordo está muito próximo”, vincou Euclid Tsakalotos em declarações ao jornal grego Avgi, palavras reportadas pela agência France-Presse.

O governante reconhece todavia que Atenas e os credores estão ainda “politicamente distantes” em matérias como pensões, salários e questões laborais, matérias que “ficarão em aberto até ao último minuto”.

As declarações de Euclid Tsakalotos surgem antes de uma nova reunião do Eurogrupo (ministros das Finanças da zona euro) em Bruxelas, na segunda-feira.

Após esse encontro dos titulares das Finanças, Atenas espera uma “declaração favorável” às negociações com vista ao desembolso de parte do empréstimo concedido pelos credores.

A Grécia enfrenta problemas de liquidez devido a um impasse nas negociações com os credores que tem atrasado a transferência para os cofres gregos de uma parcela de 7,2 mil milhões de euros do empréstimo concedido em 2012.

No que refere ao lado europeu, as cautelas são maiores: o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afiançou ao jornal italiano Corriere della Sera que, não obstante os progressos nas negociações, o momento não é ainda de total concórdia.

“Fizemos progressos mas não estamos próximos de um acordo. Tal [luz verde final] não será atingido na reunião de segunda-feira do Eurogrupo”, prosseguiu o responsável.

Na terça-feira, Atenas terá de devolver parte do empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI), fatia no valor de 750 milhões de euros, pagamento que o ministro das Finanças, Yanis Varufakis, bem como outras fontes helénicas, garantiram já que será feito.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …

Porteiro recua e diz que errou em mencionar Bolsonaro no caso Marielle

O porteiro do condomínio onde o Presidente brasileiro tem casa recuou na informação cedida anteriormente à polícia, admitindo que errou ao citar o nome de Jair Bolsonaro no caso do homicídio da vereadora Marielle Franco. De …

Peixes, pássaros e humanóides. Revelados mais 140 geóglifos de Nazca no Peru

Foram descobertos 142 novos geóglifos, que representam pessoas, animais e outros seres, nas famosas linhas na superfície de Nazca e dos seus arredores no Peru. Localizados principalmente a oeste da Pampa de Nazca, estes novos geóglifos …

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …