//

Acidente da Flydubai pode ter sido causado por um raro fenómeno natural

smartjunco / Flickr

Boeing 737 da FlyDubai

Boeing 737 da FlyDubai

Um raro fenómeno natural pode ter sido a causa do acidente do Beoing 737-800 da companhia low-cost Flydubai que se despenhou este sábado no Sul da Rússia, com 62 pessoas a bordo.

Segundo explica Yevgueni Tishkovets, especialista em meteorologia do Centro Phobos, ao portal russo Meduza, a queda do avião da Flydubai no momento em que tentava a aterragem no aeroporto de Rostov-on-Don poderá ter-se devido a um raro fenómeno natural.

Segundo Tishkovets, a aeronave poderá ter sido apanhada por jet streams, ou”correntes de jacto“, fluxos de ar muito rápidos e estreitos.

A melhor forma de entendermos este fenómeno, explica o especialista, é “pensarmos num oleoduto com centenas de quilómetros de diâmetro, dentrodo qual sopra vento a quase 900 km/h”, velocidade a que circulam a 10km de altitude os aviões comerciais.

No local onde o avião procurava aterrar “observava-se esta corrente de jacto desde os 629 metros de altitude, e estendia-se a quase 10.000 quilómetros”, acrescenta o perito.

Os pilotos procuram evitar estas correntes de jacto, que podem provocar uma diminuição brusca da velocidade do avião – algo como reduzir 100 km/h quase instantaneamente.

“E isso é fatal, porque a apenas 300 km/hum avião não se mantém firme, perde a estabilidade”, realça Tishkovets.

Tragedia aérea en RusiaEste sábado 19 de marzo un avión Boeing 737-800 de la compañía aérea Flydubai (vuelo FZ981) con 62 personas a bordo se estrelló cerca de la ciudad de Rostov del Don, al sur de Rusia.

Posted by RT Play en Español on Saturday, March 19, 2016

 

O avião da Flydubai caiu a uma centena de metros da pista de aterragem do aeroporto, quando tentava, pela segunda vez, aterrar em circunstâncias de muito má visibilidade, com chuvas e fontes fortes.

Antes da queda do Boeing 737 da FlyDubai, dois outros aviões, que deviam aterrar em Rostov-on-Don, terão mesmo sido desviados para aeroportos em cidades próximas por causa das más condições meteorológicas, conforme agências de notícia russas.

Segundo uma testemunha, residente em Rostov-on-Don , conforme cita o site RT, que estava no carro quando viu o avião a tentar aterrar. “Soprava um vento tão forte que até o carro cambaleava“, refere esta testemunha.

O avião terá andado às voltas no ar, durante 2 horas, com o intuito de gastar combustível, antes de tentar a segunda aterragem – que viria de facto a revelar-se fatal.

A bordo seguiam 55 passageiros, incluindo 4 crianças, e 7 membros da tripulação. O piloto do avião era cipriota, e a restante tripulação constituída por cidadãos espanhóis e colombianos.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.