/

Avião despenhou-se na Rússia com 62 pessoas a bordo

smartjunco / Flickr

Boeing 737 da FlyDubai

Um avião Boeing 737 despenhou-se neste sábado, 19 de Março, no Sul da Rússia, com 62 pessoas a bordo, incluindo 4 crianças. Todos os passageiros morreram e as causas do acidente estão a ser investigadas.

Este avião de passageiros da companhia de baixo custo FlyDubai caiu a uma centena de metros da pista de aterragem do aeroporto de Rostov-on-Don, na Rússia, pouco antes da uma da manhã em Lisboa, depois de ter levantado voo no Dubai pelas 18:20 horas de sexta-feira.

A bordo seguiam 55 passageiros, incluindo 4 crianças, e 7 membros da tripulação. As autoridades russas já confirmaram que todos morreram, revelando que seguiam no avião 44 russos, 8 ucranianos, dois indianos e um cidadão do Uzbequistão.

O piloto do avião seria cipriota e a restante tripulação seria constituída por cidadãos espanhóis e colombianos.

O acidente deu-se quando o Boeing 737 tentou, pela segunda vez, aterrar no aeroporto de Rostov-on-Don, em circunstâncias de muito má visibilidade, com chuvas e fontes fortes.

O avião terá andado às voltas no ar, durante 2 horas, com o intuito de gastar combustível, antes de tentar a segunda aterragem, que se revelou fatal.

Uma das asas do Boeing terá tocado na pista, motivando a sua desintegração total.

Um residente de Rostov-on-Don referiu a um canal russo, conforme cita o site RT, que estava no carro quando viu o avião a tentar aterrar. “Soprava um vento tão forte que até o carro cambaleava“, refere esta testemunha.

Serguéi Kruglikov, um piloto ouvido pelo site RT, aponta que os ventos fortes podem mesmo ter contribuído para a queda.

“Segundo o vídeo da tragédia, a trajectória de queda é muito abrupta. Não corresponde ao normal”, salienta o piloto, notando que isso pode revelar que “o avião perde velocidade e, durante os últimos momentos, esteve a cair praticamente incontrolado”.

“Tendo em conta as condições meteorológicas, suponho que houve uma mudança do vento, o que provoca uma perigosa perda de velocidade do avião e a perda da força de ascensão, com a consecutiva queda”, destaca Serguéi Kruglikov no RT.

Antes da queda do Boeing 737 da FlyDubai, dois outos aviões, que deviam aterrar em Rostov-on-Don, terão mesmo sido desviados para aeroportos em cidades próximas por causa das más condições meteorológicas, conforme agências de notícia russas.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.