Avião despenhou-se na Rússia com 62 pessoas a bordo

smartjunco / Flickr

Boeing 737 da FlyDubai

Um avião Boeing 737 despenhou-se neste sábado, 19 de Março, no Sul da Rússia, com 62 pessoas a bordo, incluindo 4 crianças. Todos os passageiros morreram e as causas do acidente estão a ser investigadas.

Este avião de passageiros da companhia de baixo custo FlyDubai caiu a uma centena de metros da pista de aterragem do aeroporto de Rostov-on-Don, na Rússia, pouco antes da uma da manhã em Lisboa, depois de ter levantado voo no Dubai pelas 18:20 horas de sexta-feira.

A bordo seguiam 55 passageiros, incluindo 4 crianças, e 7 membros da tripulação. As autoridades russas já confirmaram que todos morreram, revelando que seguiam no avião 44 russos, 8 ucranianos, dois indianos e um cidadão do Uzbequistão.

O piloto do avião seria cipriota e a restante tripulação seria constituída por cidadãos espanhóis e colombianos.

O acidente deu-se quando o Boeing 737 tentou, pela segunda vez, aterrar no aeroporto de Rostov-on-Don, em circunstâncias de muito má visibilidade, com chuvas e fontes fortes.

O avião terá andado às voltas no ar, durante 2 horas, com o intuito de gastar combustível, antes de tentar a segunda aterragem, que se revelou fatal.

Uma das asas do Boeing terá tocado na pista, motivando a sua desintegração total.

Um residente de Rostov-on-Don referiu a um canal russo, conforme cita o site RT, que estava no carro quando viu o avião a tentar aterrar. “Soprava um vento tão forte que até o carro cambaleava“, refere esta testemunha.

Serguéi Kruglikov, um piloto ouvido pelo site RT, aponta que os ventos fortes podem mesmo ter contribuído para a queda.

“Segundo o vídeo da tragédia, a trajectória de queda é muito abrupta. Não corresponde ao normal”, salienta o piloto, notando que isso pode revelar que “o avião perde velocidade e, durante os últimos momentos, esteve a cair praticamente incontrolado”.

“Tendo em conta as condições meteorológicas, suponho que houve uma mudança do vento, o que provoca uma perigosa perda de velocidade do avião e a perda da força de ascensão, com a consecutiva queda”, destaca Serguéi Kruglikov no RT.

Antes da queda do Boeing 737 da FlyDubai, dois outos aviões, que deviam aterrar em Rostov-on-Don, terão mesmo sido desviados para aeroportos em cidades próximas por causa das más condições meteorológicas, conforme agências de notícia russas.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Fabricante de aeronaves Embraer revela ter sido vítima de ataque informático

A fabricante aeronáutica brasileira Embraer informou esta terça-feira, em comunicado, que sofreu um ataque informático aos seus sistemas. A Embraer frisou, em comunicado divulgado aos acionistas, que o ataque “resultou na divulgação de dados supostamente atribuídos …

Filho de Michael Schumacher ascende à Fórmula 1 em 2021

O alemão Mick Schumacher, filho do antigo piloto Michael Schumacher, ascende à Fórmula 1 na próxima temporada, para pilotar um dos carros da escuderia Haas, anunciou esta quarta-feira a equipa norte-americana. Atual líder do campeonato de …

Costa diz que ilegalização do Chega não é resposta, mas sim solucionar problemas

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a resposta política mais eficaz ao Chega não passa pela sua ilegalização, mas por solucionar os problemas sociais que alimentam o populismo e explicam a existência do partido. António Costa …

Após atropelamento que fez 5 mortos na Alemanha, polícia exclui hipótese de terrorismo

O condutor que ontem provocou cinco mortes ao atropelar várias pessoas numa zona pedonal, em Trier, mostra sinais de "distúrbios psiquiátricos", afirmou o procurador dessa cidade do oeste da Alemanha, com a polícia a descartar …

Sonangol admite sair do Millennium BCP se surgir uma "boa oportunidade"

A petrolífera angolana Sonangol, segundo maior acionista do Millennium BCP com cerca de 20%, admitiu aproveitar alguma “boa oportunidade” que surja para vender a sua participação. A informação foi transmitida pela Sonangol de Sebastião Gaspar Martins, …

Portugal com mais 68 mortos e 3.384 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 68 mortos relacionados com a covid-19 e 3.384 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.645 …

Tribunal de Contas usa inteligência artificial para controlar entidades

O Tribunal de Contas (TdC) começou a utilizar um sistema baseado em inteligência artificial para controlar as contas de cerca de 6.500 entidades que estão sob a sua alçada. Segundo noticiou esta quarta-feira o Correio da …

Açores decreta cerca sanitária em Rabo de Peixe

O governo regional decretou que vai implementar uma cerca sanitária em Rabo de Peixe, devido ao crescimento dos casos de covid-19. A freguesia de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, nos Açores, vai ficar …

Uma brecha na coligação israelita. Gantz ameaça apoiar moção de censura e derrubar Governo

Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro israelita, pediu ao parceiro de coligação para votar contra a moção de censura ao Governo, apresentada esta quarta-feira no Parlamento. Mas Benny Gantz, ministro da Defesa, disse que o seu partido votará a …

Portugal e mais 13 países comprometem-se na construção de uma economia oceânica sustentável

O painel de alto nível para uma economia sustentável do oceano, que integra 14 chefes de Estado e do Governo, incluindo o primeiro-ministro português, comprometeu-se a “restaurar a saúde” do oceano e construir uma economia …