Acha difícil encontrar o par ideal? Este pardal desenvolveu quatro sexos — e complicou a questão

Os cientistas descobriram uma mutação genética na espécie que a fez transformar uma grande secção do cromossoma da ave, resultando em quatro genótipos.

Se acha que encontrar o parceiro ideal para si é uma missão difícil, fique a saber que ainda há quem tema a tarefa dificultada, sendo o caso dos pardais de garganta branca (Zonotrichia albicollis). Para estas aves, qualquer indivíduo só pode acasalar com um quarto da espécie. Porquê? Porque decidiram desenvolver dois sexos a mais, para além dos dois que já tinham.

A curiosa peculiar peculiaridade genética foi descoberta por Elaina Tuttle e Rusty Gonser, biólogos no Canadá nativo do pardal de garganta branca. Juntas, descobriram uma mutação genética na espécie que a fez transformar uma grande secção do cromossoma da ave, resultando em quatro genótipos que só podiam procriar com sucesso com outros genótipos específicos.

“Esta ave age como se tivesse quatro sexos“, disse Christopher Balakrishnan, um biólogo evolutivo da Universidade da Carolina Oriental em Greenville, Carolina do Norte à Nature. “Um indivíduo só pode acasalar com um quarto da população. Há muito poucos sistemas sexuais com mais de dois sexos”.

Definimos espécies vagamente como animais que podem reproduzir-se com sucesso para criar descendência viável, o que significa que os seus bebés podem ter bebés, especifica o IFL Science. Estranhamente, o pardal de garganta branca evoluiu para tornar isto um pouco mais difícil para si próprio, uma vez que os dois cromossomas da espécie evoluíram para subtipos distintos que ditam quais as aves que podem acasalar com sucesso com quem.

Os pardais de garganta branca são comuns na América do Norte, mas existem dois morphs: aves com riscas brancas na cabeça e outras com riscas bronzeadas. Os indivíduos desta espécie são bons a cantar, mas agressivos e dormem por aí com poucos comportamentos de cuidados parentais. Entretanto, os de riscas mais escuras são monógamos e bons pais, mas péssimos cantores.

Apesar das suas diferenças, os riscas brancas só acasalam com os riscas mais escuras e vice-versa. Os opostos atraem-se, não é verdade?

A estranha divisão dentro da espécie singular pode ser explicada pelo facto de as riscas castanhas terem duas cópias idênticas de um cromossoma, mas nas riscas brancas, existem várias inversões onde secções do genoma foram efectivamente cortadas e invertidas.

Tuttle e Gonser estudaram mais aprofundadamente estas inversões e descobriram que elas efetivamente misturaram os genes para criar os dois morphs. As inversões não são exclusivas dos pardais de garganta branca e são efectivamente creditadas como dando origem aos cromossomas XX e XY em mamíferos que ditam o sexo dos mamíferos, e ao sistema de determinação sexual ZW que define o sexo de uma ave, mas o pardal de garganta branca é raro em ter cozinhado dois cromossomas extra para se dar efectivamente a si próprio quatro sexos.

“Quem sabe”, disse Gonser, “pode haver muito mais espécies que tenham cromossomas sexuais estranhos e nós nunca nos demos ao trabalho de procurar”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.