/

Acessórios perigosos de pulseiras de elásticos: DECO pede retirada de duas marcas

1

blake / Flickr

-

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) encontrou em Portugal duas marcas consideradas perigosas de acessórios para pulseiras de elásticos, tendo pedido à ASAE a sua retirada do mercado, informou hoje a organização.

Os acessórios em causa são os “Loom Charms“, da marca D.I.Y, e os “Colorful Loom Bands“, da Baiqi, que segundo a DECO ultrapassam os níveis de cádmio permitidos e registam elevada libertação de níquel.

“Uma marca contém 440 vezes mais ftalatos do que o limite legal“, adianta a DECO, explicando que as peças da Loom Charms ultrapassam “o máximo permitido de cádmio, apresentam 44% de ftalatos […] e as partes metálicas libertam demasiado níquel”.

O limite legal de cádmio admitido é de 0,1%.

Os acessórios “Colorful Loom Bands” têm 9,8% de ftalatos, o que também está fora da lei, de acordo com a DECO.

“Os dois produtos são um perigo real para a saúde: se a criança os puser na boca, a saliva vai permitir a transferência dos metais pesados e dos ftalatos para o organismo. Também é possível que o contacto com a pele, sobretudo quando se transpira, possibilite a migração de metais pesados”, considera a DECO.

blake / Flickr

-

Por isso, a associação de defesa do consumidor apresentou já à Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) “um pedido de retirada do mercado“.

A DECO decidiu avançar com a realização de testes a estes produtos depois de, em Agosto, ter sido retirada do mercado no Reino Unido uma marca destes acessórios com 400 vezes mais ftalatos que o permitido por lei.

Entre os 10 produtos testados, dois chumbaram, enquanto os restantes não apresentaram problemas de segurança química, adianta a DECO.

A DECO lembra que o cádmio, usado como pigmento para dar cor ou como estabilizador do plástico, é uma substância tóxica que pode permanecer no organismo por longos períodos, é carcinogénico e a exposição a doses elevadas durante um curto período pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e irritação dos pulmões.

Exposições prolongadas podem levar a doença renal, enfraquecimento dos ossos e danos nos pulmões.

O níquel é um metal com um elevado poder alergénico, especialmente quando em contacto directo com a pele.

Os ftalatos são usados como plasticizantes, de modo a tornar os plásticos flexíveis, transparentes e duráveis. Podem prejudicar o fígado e os rins e afectar os níveis de testosterona, com possível diminuição da fertilidade.

Não são eliminados pelo organismo, o que aumenta o risco de problemas a longo prazo.

As pulseiras de elásticos popularizaram-se na Primavera deste ano, tendo-se tornado numa verdadeira febre entre crianças e adolescentes.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.