Acessórios perigosos de pulseiras de elásticos: DECO pede retirada de duas marcas

blake / Flickr

-

A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) encontrou em Portugal duas marcas consideradas perigosas de acessórios para pulseiras de elásticos, tendo pedido à ASAE a sua retirada do mercado, informou hoje a organização.

Os acessórios em causa são os “Loom Charms“, da marca D.I.Y, e os “Colorful Loom Bands“, da Baiqi, que segundo a DECO ultrapassam os níveis de cádmio permitidos e registam elevada libertação de níquel.

“Uma marca contém 440 vezes mais ftalatos do que o limite legal“, adianta a DECO, explicando que as peças da Loom Charms ultrapassam “o máximo permitido de cádmio, apresentam 44% de ftalatos […] e as partes metálicas libertam demasiado níquel”.

O limite legal de cádmio admitido é de 0,1%.

Os acessórios “Colorful Loom Bands” têm 9,8% de ftalatos, o que também está fora da lei, de acordo com a DECO.

“Os dois produtos são um perigo real para a saúde: se a criança os puser na boca, a saliva vai permitir a transferência dos metais pesados e dos ftalatos para o organismo. Também é possível que o contacto com a pele, sobretudo quando se transpira, possibilite a migração de metais pesados”, considera a DECO.

blake / Flickr

-

Por isso, a associação de defesa do consumidor apresentou já à Autoridades de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) “um pedido de retirada do mercado“.

A DECO decidiu avançar com a realização de testes a estes produtos depois de, em Agosto, ter sido retirada do mercado no Reino Unido uma marca destes acessórios com 400 vezes mais ftalatos que o permitido por lei.

Entre os 10 produtos testados, dois chumbaram, enquanto os restantes não apresentaram problemas de segurança química, adianta a DECO.

A DECO lembra que o cádmio, usado como pigmento para dar cor ou como estabilizador do plástico, é uma substância tóxica que pode permanecer no organismo por longos períodos, é carcinogénico e a exposição a doses elevadas durante um curto período pode causar sintomas semelhantes aos da gripe e irritação dos pulmões.

Exposições prolongadas podem levar a doença renal, enfraquecimento dos ossos e danos nos pulmões.

O níquel é um metal com um elevado poder alergénico, especialmente quando em contacto directo com a pele.

Os ftalatos são usados como plasticizantes, de modo a tornar os plásticos flexíveis, transparentes e duráveis. Podem prejudicar o fígado e os rins e afectar os níveis de testosterona, com possível diminuição da fertilidade.

Não são eliminados pelo organismo, o que aumenta o risco de problemas a longo prazo.

As pulseiras de elásticos popularizaram-se na Primavera deste ano, tendo-se tornado numa verdadeira febre entre crianças e adolescentes.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dezenas de pessoas estiveram presentes no último adeus do "sempre fundamental" Jorge Coelho

Várias dezenas de pessoas compareceram este sábado de manhã na Basílica da Estrela para a missa de corpo presente do antigo dirigente e ministro socialista Jorge Coelho, "um elemento sempre fundamental nos momentos mais difíceis …

Desconfinamento já se faz sentir nos internamentos. R(t) já está acima de 1

O número de casos está a aumentar e este efeito já se começa a sentir nos internamentos. Esta foi a segunda semana consecutiva com aumento de casos, com uma média de 495 novos casos diários. De …

Plano contra o racismo. Bloco de Esquerda é o único partido a favor de quotas no ensino superior

O Governo colocou em consulta pública o Plano de Combate ao Racismo e Discriminação, que prevê que alunos socialmente desfavorecidos poderão aceder ao Ensino Superior através de contingente especial. O Bloco de Esquerda é o …

Novo Banco vendeu carteiras ao melhor preço (e só depois avaliou conflitos de interesses)

A venda das três carteiras de crédito do Novo Banco em 2019 foi feita pelo preço mais alto e em conformidade com o Acordo de Capitalização Contingente (CCA), segundo a auditoria da Deloitte às operações. “Nos …

UE investiga possível ligação entre tromboses e vacina da Johnson&Johnson nos EUA

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou esta sexta-feira ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson/Janssen contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível …

Cabras

"É um terror. Nunca vi disto". Relâmpago matou 68 cabras no Alto Minho

Um relâmpago matou 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo. O pastor que perdeu os animais, Dário Silva, diz que, em "40 anos de serra", nunca viu …

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa. De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa …

TAP conclui programa de rescisões (e lança nova ronda de medidas para evitar despedimento coletivo)

A TAP concluiu o programa lançado para redimensionar o corpo de trabalhadores da companhia e ficou com 750 postos de trabalho preservados e 690 adesões ao programa voluntário de medidas laborais. Num comunicado interno assinado pelo …

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …