“Não é aceitável”. Alentejo de fora dos descontos nas portagens

Florida Turnpike / Flickr

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, considera “incompreensível” que a A6 (Autoestrada Marateca-Caia), que atravessa o Alentejo, não esteja incluída na lista das autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço das portagens.

Esta quarta-feira, o Governo anunciou as autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço das portagens, de forma a “melhorar a mobilidade dentro dos territórios do Interior”, deixando de fora o Alentejo.

“É incompreensível que a A6 não tenha sido contemplada nos apoios ao chamado interior quando vemos outras estradas, também de grande importância, como a Via do Infante, contempladas a esse nível”, afirmou Carlos Pinto de Sá, em declarações à Renascença, sublinhando a relevância da via no desenvolvimento da região.

Pinto Sá lembrou que a A6 é “um corredor que junta um conjunto de municípios do Alentejo e da extremadura espanhola”, com destaque para “a ligação a Madrid e a outras zonas do país”, o que faz desta autoestrada “uma via estruturante e fundamental, que tem de ser considerada nos apoios para o interior.”

Eu espero que tenha sido um lapso e que rapidamente seja corrigido esse lapso porque não é aceitável que a A6 não seja contemplada”, sublinhou, acrescentando que vai levar o assunto à reunião de câmara e assembleia municipal.

O autarca pretende fazer chegar “ao Governo essa preocupação e a exigência de que a A6 seja incluída nos apoios” que vão favorecer as outras vias e, em consequência, as regiões que servem.

“Já vamos estando habituados a que Alentejo não seja contemplado nestas coisas, recordo os apoios à cultura aumentados para todas regiões e que no Alentejo diminuíram 8%”, exemplificou.

“Há sempre estes pormenores que nos deixam chateados, preocupados, pois parece que não há um olhar para o Alentejo”, lamentou.

A A6 passa pelos concelhos alentejanos de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Évora, Estremoz, Borba e Elvas, terminando junto ao Caia, onde se liga à autovia espanhola, que termina em Madrid, passando por Badajoz e Mérida.

Na lista de estradas que passarão a ter desconto estão A22-Algarve, A23-IP, A23-Beira Interior, A24-Interior Norte, A25-Beiras Litoral e Alta, A28-Norte Litoral, A4-Subconcessão AE transmontana, A4-Túnel do Marão, A13 e A13-1-Subconcessão Pinhal Interior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …

Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus. De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e …