“Não é aceitável”. Alentejo de fora dos descontos nas portagens

Florida Turnpike / Flickr

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, considera “incompreensível” que a A6 (Autoestrada Marateca-Caia), que atravessa o Alentejo, não esteja incluída na lista das autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço das portagens.

Esta quarta-feira, o Governo anunciou as autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço das portagens, de forma a “melhorar a mobilidade dentro dos territórios do Interior”, deixando de fora o Alentejo.

“É incompreensível que a A6 não tenha sido contemplada nos apoios ao chamado interior quando vemos outras estradas, também de grande importância, como a Via do Infante, contempladas a esse nível”, afirmou Carlos Pinto de Sá, em declarações à Renascença, sublinhando a relevância da via no desenvolvimento da região.

Pinto Sá lembrou que a A6 é “um corredor que junta um conjunto de municípios do Alentejo e da extremadura espanhola”, com destaque para “a ligação a Madrid e a outras zonas do país”, o que faz desta autoestrada “uma via estruturante e fundamental, que tem de ser considerada nos apoios para o interior.”

Eu espero que tenha sido um lapso e que rapidamente seja corrigido esse lapso porque não é aceitável que a A6 não seja contemplada”, sublinhou, acrescentando que vai levar o assunto à reunião de câmara e assembleia municipal.

O autarca pretende fazer chegar “ao Governo essa preocupação e a exigência de que a A6 seja incluída nos apoios” que vão favorecer as outras vias e, em consequência, as regiões que servem.

“Já vamos estando habituados a que Alentejo não seja contemplado nestas coisas, recordo os apoios à cultura aumentados para todas regiões e que no Alentejo diminuíram 8%”, exemplificou.

“Há sempre estes pormenores que nos deixam chateados, preocupados, pois parece que não há um olhar para o Alentejo”, lamentou.

A A6 passa pelos concelhos alentejanos de Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Évora, Estremoz, Borba e Elvas, terminando junto ao Caia, onde se liga à autovia espanhola, que termina em Madrid, passando por Badajoz e Mérida.

Na lista de estradas que passarão a ter desconto estão A22-Algarve, A23-IP, A23-Beira Interior, A24-Interior Norte, A25-Beiras Litoral e Alta, A28-Norte Litoral, A4-Subconcessão AE transmontana, A4-Túnel do Marão, A13 e A13-1-Subconcessão Pinhal Interior.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Propinas serão ajustadas se as instituições não garantirem ensino à distância

O pagamento de propinas no ensino superior será ajustado caso as instituições não consigam garantir o ensino à distância durante o período de contenção de covid-19, segundo um projeto-lei do PAN aprovado no Parlamento. “O valor …

Operação "Páscoa em Casa" já arrancou. Até segunda-feira, não pode sair do seu concelho de residência

Circulação proibida fora do concelho de residência e aeroportos encerrados. Arrancou à meia-noite desta quinta-feira a aplicação das medidas decretadas pelo Governo para o período pascal - 9 a 13 de abril -, visando reduzir …

Encontrado no fundo do mar um organismo "sobrenatural" tão grande como um prédio de 11 andares

Uma equipa de investigadores capturaram imagens de um organismo "sobrenatural" nas águas da costa da Austrália Ocidental. Uma equipa a bordo de RV Falkor, o navio de investigação principal do Schmidt Ocean Institute, localizou o organismo, …

Há 1.400 anos, uma estranha luz vermelha apareceu no Japão (e já sabemos o que era)

O registo mais antigo de um fenómeno astronómico observado no Japão deixou uma marca importante na história japonesa e na literatura clássica. O fenómeno data de 30 de dezembro de 620 e há séculos que …

Cientistas convertem água em combustível solar

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite transformar água em combustível solar, que pode ser uma solução para energia renovável. Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de …

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …