Académica no último lugar da 3.ª divisão. “Como é possível?”

4

A Liga 3 pode passar ao lado de muitos adeptos mas, na Série B, é a Académica que ocupa a última posição.

Maio de 2012: a Académica conquista a Taça de Portugal, ao vencer o Sporting na final.

Nessa equipa liderada por Pedro Emanuel, com nove portugueses entre os 11 titulares, estavam Cédric e Adrien, que mais tarde foram campeões europeus pela selecção.

Meio ano mais tarde, Novembro de 2012: a Académica derrota em casa o Atlético de Madrid, na Liga Europa. O Atlético era o detentor do troféu.

Naquele ano, quem iria adivinhar que, uma década depois, a equipa de Coimbra estaria no último lugar… da terceira divisão nacional?

Ninguém, provavelmente. Mas é o que está a acontecer em 2022/23.

Na época passada a Académica terminou a II Liga no último lugar. Em 34 jornadas ganhou três vezes. Ficou a 18 pontos de distância…do penúltimo classificado.

Agora a Académica está na Série B da Liga 3, a terceira divisão. Em 14 jogos, três vitórias, três empates e oito derrotas. Último lugar com apenas 11 pontos.

No domingo passado, num duelo que há uns anos seria de I Liga, a Académica perdbeu em casa contra a União de Leiria por 1-3.

Júlio Magalhães não percebe como isto está a acontecer: “Como é possível um clube como a Académica ter descido para o terceiro escalão e agora estar em último?”

“Os adeptos, um estádio imenso… E não há quem consiga reestruturar o clube?”, questionou o comentador na rádio Observador.

“É um clube que, apesar de tudo, é aquele clube de que toda a gente gosta, em Portugal. Lembro-me que, antes, quando havia pessoas que não queriam dizer se eram adeptos do FC Porto, Benfica ou Sporting, diziam que eram da Académica”, completou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Apenas um reparo…

    (sic) Agora a Académica está na Série B da Liga 3, a terceira divisão. Em 14 jogos, três vitórias, três empates e três derrotas. (?????????) Último lugar com apenas 11 pontos. ????????

    Como dizia “alguém muito conhecido”… “é só fazer as contas!!”

    Quanto às prestações da Briosa nos últimos anos, revela-se complicado analisar de fora, sendo evidente uma grave falha ao nível da gestão técnica, emocional e de tesouraria do emblema. E tudo se complica quando o tempo passa e os resultados positivos teimam em não aparecer, não obstante o esforço de todos.

    • Boa tarde, Carlos.
      É estranho mas os 11 pontos estão correctos: a Académica começou a temporada com menos um ponto do que as outras equipas. Um castigo aplicado em Agosto.
      Mas obrigado pelo reparo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.