Varandas apresenta plano para reerguer o Sporting. Academia vai ter o dobro do tamanho

Num documento divulgado esta quinta-feira, Frederico Varandas fez um balanço da primeira metade do seu mandato e traçou o plano estratégico do clube para o futuro.

O Jornal Sporting apresentou, esta quinta-feira, um documento denominado “Regresso ao futuro”, que revela a visão estratégica para a segunda metade do mandato de Frederico Varandas. Para além do diagnóstico à atuação do presidente sportinguista, são traçados objetivos para o futuro do clube.

Um dos principais pontos passa por aumentar a dimensão da Academia de Alcochete para o dobro. O plano, ao qual o Record teve acesso, prevê que estas alterações sejam introduzidas até ao fim do atual mandato, que termina em 2022.



A aposta na formação é um dos objetivos de Frederico Varandas. A equipa sénior tem atualmente 13 jogadores com 21 anos ou menos, dos quais seis chegaram da formação.

O clube também assinou 89 contratos com jogadores de potencial, ou seja, atletas que reúnem condições para chegarem um dia ao plantel principal. Varandas promete “incentivos às equipas técnicas” para aplicar este modelo de aposta na juventude e na formação.

“A atual direção do Sporting considera que a aposta na formação é um fator crítico de sucesso, ganhando especial relevo, tanto em contexto de inflação de valores de mercado (pré-Covid-19), como de crise de liquidez (pós-Covid-19)”, lê-se no documento. Além disso, o emblema de Alvalade promoveu um corte de 18 milhões de euros por ano em salários.

Lutar pelo título nacional e conseguir o acesso à Liga dos Campeões continuam a ser os principais objetivos do conjunto ‘leonino’, com o plano estratégico a explicar que a aposta na formação é feita “num modelo que não compromete o futuro do clube”.

Na altura em que direção de Varandas assumiu funções, o Sporting deparava-se com um défice de tesouraria de 215,5 milhões de euros. Como tal, o presidente sportinguista tomou medidas contra o défice em várias frentes. Um dos primeiros atos, escreve o Record, foi a emissão de um empréstimo obrigacionista com encaixe de 26,5 milhões e duração de três anos.

Para além da poupança a nível salarial, o plano estratégico também salienta os acordos conseguidos com jogadores que rescindiram, tendo sido amealhados, no total, 48 milhões de euros. Este valor, somado às receitas de mercado, perfaz 114,5 milhões de euros. Por fim, é mencionada a securitização do contrato da NOS, que permitiu um encaixe de 65 milhões de euros.

O passivo do clube “tem vindo a descer consistentemente”, apesar da pressão provocada pelos efeitos da Covid-19. Em dezembro, que é o valor mais atual, o passivo fixava-se nos 304,1 milhões de euros – um valor inferior aos 310,9 milhões registados em junho de 2017, na presidência de Bruno de Carvalho.

O clube também pretende trocar as cadeiras do Estádio José Alvalade para que sejam todas verdes. A substituição está programada para a temporada 2021/22. A SAD pretende também implementar rede wifi no estádio, pavilhão, Pólo EUL e Academia.

“É crítico o desenvolvimento de um Datawarehouse e ferramentas de Business Intelligence, que possam dar resposta a estas necessidades. Progressivamente, o Sporting CP recorrerá à utilização de ferramentas de Automation e Inteligência Artificial, sempre que aplicável e necessário”, lê-se ainda no documento, que reforça a necessidade de apostar na modernização a nível tecnológico e tornar o clube mais ecológico.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Absolutamente enquadrado, o Regresso ao Futuro tem uma analogia perfeita com o filme Back to the future.
    É ficção e tem no seu protagonista menor, um louco!!!

RESPONDER

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …

Ventura perde recurso na Relação contra a família do bairro da Jamaica

O Tribunal da Relação considera que os comentários de André Ventura tinham uma "vertente discriminatória em função da cor da pele e da situação socioeconómica” da família. Segundo avança o Público, o Tribunal da Relação não …

Costa promete formar mais médicos e critica "bloqueios corporativos" ao curso de Medicina na Católica

Na inauguração do novo curso de Medicina da Universidade Católica, o primeiro no ensino privado em Portugal, António Costa disse que há falta de médicos e que vai continuar a promover a formação de mais …

Portugal já devia ter começado "a retirar pessoas" de zonas costeiras (e as Torres de Ofir deviam ser "demolidas")

O avanço da água do mar e o défice sedimentar tornam difícil a vida na linha costeira e no Norte de Portugal, há zonas onde já se devia ter começado a realojar pessoas, defendem alguns …

Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016. Segundo um …

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …