Academia do Nobel desiste de tentar contactar Bob Dylan. “Se não quiser vir, não vem”

Bill Ingalls / NASA

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan

O presidente Barack Obama entrega a Medalha da Liberdade a Bob Dylan

A Academia Sueca revelou esta segunda-feira que desistiu de tentar contactar diretamente o músico norte-americano Bob Dylan, a quem atribuiu há quatro dias o Prémio Nobel da Literatura.

“Liguei e enviei emails para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por agora, julgo que é o suficiente”, disse a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, em entrevista à rádio pública da Suécia.

Apesar dos contactos insistentes, Bob Dylan tem respondido apenas com silêncio. Na quinta-feira do anúncio, o músico deu um concerto em Las Vegas, Estados Unidos, e não fez qualquer comentário ou declaração oficial de reação ao prémio literário.

Perante esta atitude, que poderá antecipar uma ausência na cerimónia de entrega do Nobel, a 10 de dezembro, em Estocolmo, a secretária permanente da Academia responde: “Não estou preocupada. Penso que ele vai aparecer”.

Tenho um pressentimento de que Bob Dylan poderá ir. Posso estar enganada e, claro, seria uma pena que não viesse, mas, de qualquer maneira, o prémio é dele e não nos podemos responsabilizar pelo que acontece agora. Se não quiser vir, não virá. Será uma grande festa na mesma”, disse Sara Danius.

Bob Dylan, 75 anos, foi distinguido com o Nobel da Literatura “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”.

Em mais de um século de atribuição do Nobel da Literatura, o escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre foi o único que recusou definitivamente o galardão, em 1964, por questões de princípio de nunca aceitar prémios.

Boris Pasternak também recusou o Nobel em 1958, pressionado pelo regime da União Soviética, mas os descendentes do escritor russo acabaram por aceitá-lo oficialmente, e a título póstumo, em 1988.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Realmente assiste a Dylan em não pactuar com a palhaçada que envolve estes prémios que fere a ideia original do seu fundador, o Sr Nobel…
    Mérito ele realmente não tem!.. lá terá escrito uma letras no delírio eloquente da marijuana que consumia á falta de melhor estímulo,comparando com outros possíveis elegíveis, como por exemplo Hitler que escreveu o mais que best-seller mundial mein kampf ou o Mão Tse Tung
    Ou então um ridículo cá da terra, um José Sócrates ou outro imbecil qualquer! Talvez o dêm ao Jorje Jesus pelos fabuloso escritos da sua tática futebolística ou ao special onde também pela mesma espécie de escrita. Seria original , não?!… Ou ao ex diretor do expresso pelo best seller da devassa sexual da vida alheia…
    Já gira também podiam dá-lo a mim que escrevi umas coisas e logo iria á feira da ladra vendê-lo para receber uns trocos…

  2. Tanto escritor bom que nunca recebeu o prémio Nobel e vão dá-lo a este cantor fanhoso, que escreveu umas banalidades. Realmente, não fica a destoar da maior parte dos premiados… E claro que vai lá estar para receber o cheque, com a antipatia e arrogância que o caracterizam. Ou não fosse ele um hebreu dos quatro costados.

  3. Cá pra mim, Bob Dylan não vai receber o prémio porque nem acredita que o ganhou. Pensará talvez que o estão a gozar. Isto cá pra nós, é bem possivel…
    Nunca fui grande adepto das musicas de Bob Dylan, embora lhe reconheça méritos na “criação” ou “diversificação” dum estilo musical tipico americano. Sendo certo que produziu letras de musicas, algumas delas profundas e marcantes ( com letras de “intervenção” ) não me parece que sejam suficientes para serem merecedoras dum prémio desta natureza.

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …