Casos de abuso infantil ligados a bruxaria e magia negra dispararam na Inglaterra

Novos dados oficiais do Departamento de Educação mostram que as práticas religiosas não-ortodoxas – como magia negra e bruxaria – estão a contribuir para um aumento no abuso infantil na Inglaterra.

Segundo noticiou o Guardian, citado pelo All That’s interesting (ati), esses dados revelam que os casos de proteção à criança com base na fé ou crença aumentaram um terço no ano passado na Inglaterra, atingindo quase dois mil casos. Isso equivale a, aproximadamente, 38 casos de abuso infantil vinculados à fé ou crença por semana.

Os dados também apontam que o número de crianças em risco de mutilação genital feminina atingiu os mil casos no ano passado.

Nos casos de abuso infantil vinculados à fé extrema são geralmente encontrados danos realizados sob o disfarce de tais crenças, como exorcizar um espírito maligno que se acredita estar escondido dentro da criança.

Vários casos de abuso infantil envolvendo essas práticas surgiram nas últimas duas décadas. Talvez o mais conhecido seja o de Victoria Climbié, de oito anos. Em 2000, foi assassinada por sua tia-avó, que alegou que a menina estava possuída pelo diabo.

As circunstâncias em torno da sua morte levaram a uma investigação sobre os serviços de proteção infantil do país, constatando-se que os mesmos tiveram oportunidade de intervir no caso de abuso. Quanto à tia-avó da menina, Marie-Therese Kouao, mostrou pouco ou nenhum remorso pelo crime.

“Sou uma pessoa pura e inocente, na prisão. Ninguém quer saber a verdade. Não sou horrível. Deus é testemunha disso. É por isso que parei de acreditar em Deus”, disse, durante uma comparência no tribunal após a sua condenação por assassinato.

Em 2008, Khyra Ishaq, com sete anos, morreu de fome devido às crenças em espíritos da sua mãe e do parceiro desta. Já em 2010, a adolescente Kristy Bamu foi morta pela irmã e o parceiro, numa tentativa de exorcismo.

Contudo, referiu o ati, os dados mais recentes mostram também um aumento do número de casos relatados, o que pode ser um sinal de que os responsáveis ​têm conseguido identificar com mais rapidez abusos relacionados à magia negra ou às práticas de bruxaria.

“Os casos crescentes de mutilação genital feminina e abuso infantil vinculados à fé ou crença são extremamente preocupantes e estão a destruir a vida de crianças e jovens em comunidades em todo o país”, disse Anita Lower, da Associação de Governo Local contra a Mutilação Genital Feminina, em comunicado.

E acrescentou: “Os assistentes sociais já conseguem identificar melhor os sinais e o abuso relacionado a crenças, mas a verdadeira taxa de incidência é provavelmente maior”.

Assistentes sociais em toda a Inglaterra registaram um número crescente de casos de abuso infantil, com o maior número em Lancashire, Bradford e Leeds. Porém, a polícia metropolitana do Reino Unido enfatizou que apenas uma minoria de pessoas que abrigam crenças relacionadas a bruxaria ou possessão espiritual continua abusando de crianças.

Segundo as estatísticas do governo do Reino Unido, existiam cerca de 400 mil “crianças carentes” na região em março deste ano – quase metade dessas crianças teria sofrido abuso ou negligência.

É por isso que organizações como a Fundação Victoria Climbié, criada pelos pais após a sua morte, há 20 anos, estão a tornar-se cada vez mais cruciais.

“É encorajador ver profissionais a identificr práticas prejudiciais que podem levar a ferimentos graves ou à morte de crianças”, disse Mor Dioum, diretor da Fundação Victoria Climbié, que visa melhorar as políticas de proteção à criança no Reino Unido.

“No entanto, precisamos de um exame mais aprofundado dos dados para entender a prevalência desses abusos e nos envolvermos efetivamente com as comunidades, se quisermos evitar o abuso infantil vinculado à fé ou crença, incluindo a eventual erradicação da mutilação genital feminina”, frisou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …

Victoria Falls por um fio. Maior seca do século ameaça cataratas

A seca na região de Zimbabué e Zâmbia, considerada a pior do século, tem vindo a reduzir a quantidade de água nas Cataratas de Vitória, uma das maiores atrações turísticas em África. As Victoria Falls são …