“Abuso da força é recorrente”. Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

Mário Cruz / Lusa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa.

Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com um visto de turista, no dia 11, vindo da Turquia.

De acordo com o semanário Expresso, que cita a imprensa da Ucrânia, os meios de comunicação daquele país têm dado destaque às suspeitas recaem sobre três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que se encontram detidos em prisão domiciliária.

O jornal Obozrevatel, um dos mais importantes da Ucrânia, sublinha a possibilidade deste caso poder levar a um escândalo maior, já que, segundo ele, “o abuso da força dos serviços de migração no aeroporto de Lisboa é recorrente.”

Os jornais referem uma alegada tentativa de encobrimento das causas da morte do homem de 40 anos. A versão proveniente do Aeroporto de Lisboa seria que o imigrante ucraniano teria morrido vítima de um ataque cardíaco. Esta causa de morte foi posteriormente descartada pelo Instituto de Medicina Legal.

A imprensa considera a decisão do médico-legista que realizou a autópsia ao corpo de chamar a Polícia Judiciária “heróica”.

Segundo a imprensa, Igor Homenyuk era um homem calmo e bondoso, desacreditando a versão dos inspetores do SEF de que teria causado distúrbios na altura da detenção, depois de aterrar em Lisboa com um visto de turista proveniente da Turquia.

A notícia do crime foi revelada no domingo pela TVI, que explica que o SEF barrou o cidadão ucraniano quando este tentava passar a alfândega para entrar em território português, decidindo que o homem deveria regressar à Turquia no voo seguinte.

O homem terá reagido mal a este impedimento, tendo tido um ataque epiléptico e sendo levado pelo SEF para uma sala de assistência médica nas instalações do aeroporto, depois de ter passado por um hospital na cidade de Lisboa. Foi aí que os inspetores tê-lo-ão torturado e agredido até à morte.

O corpo do homem foi encontrado na manhã seguinte e, segundo os registos da PJ, foi encontrado deitado no chão, de barriga para baixo, algemado e com sinais de agressões violentas.

A autópsia aponta que agressões na zona da caixa torácica que levaram a asfixia provocaram a morte do imigrante de leste.

Três inspetores do SEF são os principais suspeitos do crime e podem arriscar uma pena de prisão de até 25 anos por homicídio qualificado.

O caso levou à demissão do Diretor, António Sérgio Herniques, e o Subdiretor, Amílcar Vicente, da Direção de Fronteiras de Lisboa do SEF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …