“Abuso da força é recorrente”. Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

Mário Cruz / Lusa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa.

Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com um visto de turista, no dia 11, vindo da Turquia.

De acordo com o semanário Expresso, que cita a imprensa da Ucrânia, os meios de comunicação daquele país têm dado destaque às suspeitas recaem sobre três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que se encontram detidos em prisão domiciliária.

O jornal Obozrevatel, um dos mais importantes da Ucrânia, sublinha a possibilidade deste caso poder levar a um escândalo maior, já que, segundo ele, “o abuso da força dos serviços de migração no aeroporto de Lisboa é recorrente.”

Os jornais referem uma alegada tentativa de encobrimento das causas da morte do homem de 40 anos. A versão proveniente do Aeroporto de Lisboa seria que o imigrante ucraniano teria morrido vítima de um ataque cardíaco. Esta causa de morte foi posteriormente descartada pelo Instituto de Medicina Legal.

A imprensa considera a decisão do médico-legista que realizou a autópsia ao corpo de chamar a Polícia Judiciária “heróica”.

Segundo a imprensa, Igor Homenyuk era um homem calmo e bondoso, desacreditando a versão dos inspetores do SEF de que teria causado distúrbios na altura da detenção, depois de aterrar em Lisboa com um visto de turista proveniente da Turquia.

A notícia do crime foi revelada no domingo pela TVI, que explica que o SEF barrou o cidadão ucraniano quando este tentava passar a alfândega para entrar em território português, decidindo que o homem deveria regressar à Turquia no voo seguinte.

O homem terá reagido mal a este impedimento, tendo tido um ataque epiléptico e sendo levado pelo SEF para uma sala de assistência médica nas instalações do aeroporto, depois de ter passado por um hospital na cidade de Lisboa. Foi aí que os inspetores tê-lo-ão torturado e agredido até à morte.

O corpo do homem foi encontrado na manhã seguinte e, segundo os registos da PJ, foi encontrado deitado no chão, de barriga para baixo, algemado e com sinais de agressões violentas.

A autópsia aponta que agressões na zona da caixa torácica que levaram a asfixia provocaram a morte do imigrante de leste.

Três inspetores do SEF são os principais suspeitos do crime e podem arriscar uma pena de prisão de até 25 anos por homicídio qualificado.

O caso levou à demissão do Diretor, António Sérgio Herniques, e o Subdiretor, Amílcar Vicente, da Direção de Fronteiras de Lisboa do SEF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …

Arguidos no processo da queda da árvore na Madeira vão a julgamento

O Tribunal da Comarca da Madeira decidiu, esta segunda-feira, após a fase de instrução, levar a julgamento os dois arguidos no caso da queda da árvore no Funchal que, em agosto de 2017, provocou a …

Ausência de máscara na via pública dá multa a pelo menos 7 pessoas por dia

Entre 28 de outubro e 16 de novembro, a GNR e a PSP aplicaram 825 coimas por incumprimento relativo ao uso de máscara, sendo que mais de 130 foram por falta dela na via pública. De …

França cria "crime de ecocídio" para punir danos graves ao ambiente

A ministra da Transição Ecológica, Barbara Pompili, e o ministro da Justiça de França, Eric Dupont-Moretti, anunciaram a criação do "crime de ecocídio", que visa prevenir e punir os danos graves ao ambiente. Ao Journal du Dimanche, explicaram …

BCE reitera que retoma económica só em 2022 (e "enfraquecida")

Para Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu, a vacina traz uma perspetiva para o final do próximo ano e para 2022, mas não para os próximos seis meses. O economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), …

Ventura notificado para apresentar defesa em processo por discriminação

A Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial (CICDR) notificou André Ventura para apresentar a sua defesa na sequência de alegadas declarações de carácter discriminatório em relação à etnia cigana no Facebook. A comissão …

UNICEF prepara maior operação da história para administrar dois mil milhões de vacinas

A UNICEF anunciou hoje que está a analisar a logística de transporte de cerca de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19 para 92 países e que esta será a maior operação internacional da …

China deteta surtos em três cidades e impõe bloqueios e milhões de testes

As autoridades chinesas estão a testar milhões de pessoas, a impor bloqueios e a fechar escolas depois de vários casos do novo coronavírus transmitidos localmente terem sido diagnosticados nos últimos dias, em três cidades. À medida …

Joe Biden escolhe Antony Blinken para secretário de Estado

O Presidente-eleito escolheu Antony Blinken - um dos seus assessores mais antigos e mais próximos de Joe Biden - para o cargo de secretário de Estado, decisão que ainda terá de ser validada pelo Senado …

Portugal regista mais 74 mortes e 4044 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 74 mortes e 4044 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 4044 novos casos, 2258 …