///

Abrigos de cartão criados para sem-abrigo

Segundo números de organizações locais, estima-se que na cidade de Los Angeles vivam mais de 58.400 pessoas na rua.

De maneira a dar alguma qualidade de vida a estas pessoas, Tina Hovsepian, uma arquitecta natural da cidade, desenvolveu abrigos próprios. Fáceis de montar e transportar, os Cardborigami dão aos sem-abrigo protecção contra o mau tempo e alguma privacidade enquanto dormem.

Feitos em cartão reciclado e inspirados na técnica do Origami, estes abrigos demoram menos de um minuto a ser montados, são resistentes à água e protegem contra o fogo. São compactos e leves e abrem com a forma de um acordeão.

“As pessoas podem simplesmente abri-lo para poderem ter um chão, um tecto e uma porta que possam usar, e quando precisarem de se mover podem dobrá-lo e num minuto torna-se numa mochila que podem colocar às costas sem precisarem de usar as mãos para o levar”, disse Tina à Fast Company’s Co.Exist blog.

Estes abrigos foram pensados por Tina em 2007, enquanto estudava na Universidade of Southern California e desde então ganhou vários prémios de design e sustentabilidade, refere a CBC.

Para Tina, a criação destes abrigos foi apenas o primeiro passo como garantia de abrigo temporário para os sem-abrigo. Entretanto, com a criação de uma Organização não-governamental com o mesmo nome, que depende essencialmente de doações, Tina pretende interceder activamente com os agentes locais de modo a que os sem-abrigo entrem em programas de habitação e de reintegração social, além da criação de postos de trabalho com a produção dos abrigos.

No site, estão neste momento à venda 150 abrigos no valor de 100 dólares, numa série especial dedicada a uso recreativo. O valor angariado, segundo o site, reverterá na recolha de fundos para produzir mais abrigos. No futuro, cada abrigo terá o valor de 30 dólares, aproximadamente 22 euros.

RC, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.