“É urgente“. Ex-ministros da educação querem abertura das escolas no verão

Rodrigo Antunes / Lusa

Os antigos ministros da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo, defendem a abertura de escolas no verão para responder às dificuldades causadas pela pandemia.

Maria de Lurdes Rodrigues e Marçal Grilo concordam que “é urgente” lançar o programa de recuperação de aprendizagens, em que o Governo está a trabalhar para responder aos impactos da pandemia.

A ideia é recuperar as aprendizagens sem ter de esperar pelo próximo ano letivo, abrindo as escolas a todos os alunos. A proposta, escreve o Público, foi defendida esta quarta-feira, durante um debate promovido pelo Edulog, plataforma educativa da Fundação Belmiro de Azevedo.

Marçal Grilo, que foi ministro da Educação num Governo do PS entre 1995 e 1999, considera que a medida faz sentido até fora do contexto da pandemia, uma vez que o período de férias de Verão, que tradicionalmente se prolonga por dois meses e meio, é excessivo. “As crianças estão demasiado tempo afastadas das escolas”, considera.

Já para Maria de Lurdes Rodrigues, que também tutelou a área num executivo socialista, precisamente uma década depois, há respostas de que as escolas precisam que “não necessitam de recursos financeiros nem de recursos organizacionais excecionais” e que, por isso, podem avançar “desde já”. “E desde já é o Verão”, precisou.

A antiga governante observou que as escolas podem ser “um espaço de socialização alternativa” durante o próximo verão, uma vez que muitas famílias “não vão poder fazer férias”. Ter os estabelecimentos de ensino de portas abertas permite “dar às escolas a centralidade que elas devem ter na vida dos estudantes e das famílias”, sustenta.

A opção por “Escolas de Verão” como forma de trabalhar os conhecimentos que ficaram atrasados por causa da pandemia já tinha sido avançada por um grupo de economistas da Nova School of Business and Economics, que no final do mês passado apresentou uma proposta de plano de recuperação das aprendizagens.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que parvoíce… Há mais vida para além da escola… E se perdessem meio ano de escola?! Morre alguém?! Têm a vida pela frente para recuperar… Enfim…

  2. Já estão a exagerar. Primeiro quiseram aumentar uma semana de aulas e agora já querem 2 meses. Isso é um grande roubo. Contra a liberdade das crianças e adolescentes! Parem de querer transformar 15 dias perdidos da escola para 2 meses.

RESPONDER

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …

Autoagendamento a partir dos 60 anos deve arrancar no final da próxima semana

O autoagendamento para a vacinação contra a covid-19 deverá passar a contemplar as pessoas a partir dos 60 anos, em vez dos atuais 65, já no final da próxima semana, adiantou hoje à Lusa fonte …