Uma equipa da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, foi pioneira num novo método de carregamento sem fios para veículos elétricos.
A ser exequível, o novo método pode revolucionar as estradas do futuro, ao permitir que os veículos elétricos carreguem em andamento.
Até agora, o conceito de carregamento sem fios que ganhou mais tração usa campos magnéticos alternados, através de correntes elétricas instaladas ao longo das estradas. Mas este método tem problemas: os campos magnéticos são pesados e têm de ser controlados para não causarem danos aos passageiros ou sobreaquecerem a estrutura da estrada.
Acresce ainda o facto de a ferrita, o material usado para guiar os campos, ser quebradiça, cara e perder muita energia quando os campos magnéticos mudam rapidamente.
Khurram Afridi, da Faculdade de Engenharia da Universidade Cornell, concebeu uma solução para estes problemas inspirada nas comunicações espaciais, depois de ter trabalhado na NASA.
“A transferência de energia sem fios é baseada na mesma física usada para enviar mensagens através de ondas de rádio para naves espaciais no Espaço profundo”, explicou Afridi, citado pelo Interesting Engineering.
O professor de engenharia de computadores da universidade norte-americana e a sua equipa conseguiram criar uma solução que, além de mais leve, é de mais fácil instalação. No fundo, às estradas de carregamento sem fios, adaptaram o modelo original de energia sem fios de Nikola Tesla, utilizando uma frequência e energia muito mais altas.
Recorde-se que o conceito de carregamento sem fios remonta a 1890, quando Nikola Tesla surpreendeu as pessoas ao utilizar campos elétricos alternados para acender lâmpadas.
O novo método prevê que os condutores mudem de faixa de rodagem para uma faixa de carregamento específica, enquanto conduzem.
Para isso, a equipa criou um sistema que utiliza pares de placas metálicas instaladas no solo, que são ligadas a uma linha de eletricidade através de uma rede combinada e um inversor de alta-frequência.
As placas criam campos elétricos oscilantes que atraem e repelem cargas nas placas metálicas fixadas na parte inferior dos veículos elétricos. Desta forma, uma corrente de alta-frequência é conduzida através de um circuito no veículo para carregar a bateria.
E o melhor de tudo? O processo acontece com o veículo em movimento.