Abandono escolar baixou para mínimos históricos

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, congratulou-se esta sexta-feira, em Lisboa, com a redução do abandono escolar precoce, publicada pelo Eurostat, reconhecendo que os números ainda não são satisfatórios.

“As notícias de hoje são que, em momentos de crise, de dificuldade, mais uma vez o abandono escolar, em 2013, em Portugal, baixou para mínimos históricos”, disse o ministro Nuno Crato durante uma conferência organizada pela Comissão Europeia.

O número de licenciados aumentou dois pontos percentuais em Portugal em 2013, face a 2012, e a taxa de abandono escolar prematuro sofreu um ligeiro recuo, mas as metas para 2020 continuam longe, segundo o Eurostat.

Os números do abandono escolar ou da formação registaram em Portugal uma ligeira melhoria de 2012 (20,8%) para 2013 (19,2%), sendo o objetivo para 2020 de 10%. A média da UE é, respetivamente, de 12,7% e 11,9%.

“Teremos de ir muito mais longe, não é um número que nos orgulhe, mas orgulha-nos a tendência”, disse Nuno Crato ao comentar a evolução do abandono, acrescentando que ao nível dos diplomados, o objetivo do Governo português é chegar aos 40 por cento definidos na agenda europeia.

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), em Portugal havia, em 2013, 29,2 por cento de diplomados do Ensino Superior, face aos 27,2 de 2012, sendo que a meta traçada para 2020 é de 40%.

Sobre a Ciência, Nuno Crato manifestou-se convicto de que Portugal saberá aproveitar melhor os fundos europeus disponíveis no novo programa de financiamento comunitário.

“Este novo programa vai permitir a Portugal ir buscar mais fundos europeus do que aqueles que lá colocou”, declarou.

“Infelizmente nos últimos sete anos (Programa Quadro VII) Portugal apenas conseguiu encontrar em fundos europeus 80 por cento dos dinheiros que lá colocou, Portugal vai certamente deixar de ser um contribuinte líquido para a ciência europeia para passar a ser um ganhador líquido, porque a qualidade dos nossos cientistas e dos incentivos que estão a ser dados às nossas unidades assim permitem”, disse.

O ministro falava na conferência “Portugal: Rumo ao Crescimento e Emprego. Fundos e Programas Europeus: Solidariedade ao Serviço da Economia Portuguesa”.

Nuno Crato foi o anfitrião de um painel onde discursaram o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, e a comissária europeia da Educação, Androulla Vassiliou.

Enquanto Tajani defendeu que Portugal está hoje “melhor” e que a troika é “passado”, a comissária apresentou o programa Erasmus + como uma oportunidade que oferece esperança a milhões de jovens e recordou o papel de Portugal na cultura aos mais variados níveis, nomeadamente as ocasiões em que foi “Capital, Europeia da Cultura”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …

O que esperar da noite eleitoral, com base nas sondagens

Para além do poder local, muito está em jogo nas próximas eleições autárquicas, com algumas direções nacionais a fazerem depender seu futuro do resultado alcançado no domingo. Enquanto os resultados oficiais não abrem, uma ronda …

Vulcão, La Palma

Vulcão nas Canárias com períodos mais explosivos já devastou 240 hectares

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma (Canárias) mantém-se ativo, apresentando períodos mais explosivos e tendo já devastado cerca de 240 hectares de terrenos num perímetro de cerca de 16 quilómetros. Dados também fornecidos …

IVAucher só poderá ser utilizado em 1% dos restaurantes e hotéis

A apenas uma semana do início da segunda fase do IVAucher, só 1.500 empresas de restauração, alojamento e cultura, de um total de 118 mil, estão inscritas no programa. Até ao fim de agosto, os consumidores …

"Ganhámos com a covid-19". Depois do "ridículo", Secretário de Estado explica-se

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, entrou na campanha eleitoral pelos piores motivos. Tudo porque disse que "ganhámos com a covid". Uma frase que já veio explicar depois de ter sido arrasado, …

Fora dos planos de Jesus, Gabriel pode estar de saída para o Qatar

O Al-Gharafa quer Gabriel por empréstimo com duração de uma temporada. O negócio está perto de se concretizar e envolve uma opção de compra de 6 milhões de euros. O Benfica continua à procura de solução …

Ex-presidente da Catalunha detido em Itália (e pode vir aí mais uma derrota para Espanha)

Carles Puigdemont, o ex-presidente da Catalunha, foi detido em Itália, na Sardenha. O também eurodeputado era alvo de um mandado internacional e vai tentar, mais uma vez, escapar à extradição para Espanha. Fontes contactadas pela agência …

Detida boliviana investigada pelo acidente do avião que transportava o Chapecoense

A Polícia Federal do Brasil deteve na quinta-feira uma cidadã boliviana sob investigação pelo desastre aéreo ocorrido em 2016, no qual morreram 71 pessoas, incluindo futebolistas, treinadores e diretores do Chapecoense. Segundo a polícia de Corumbá, …