/

Afinal, Abanca ainda está na corrida para comprar Eurobic (mas não corre sozinho)

A venda do banco português Eurobic voltou a acelerar. O ECO avança esta quarta-feira que, apesar de ter anunciado que as negociações tinham terminado sem acordo, o espanhol Abanca continua na corrida para comprar o banco. Porém, não corre sozinho.

De acordo com o jornal ECO, que avança a notícia esta quarta-feira, há, além do banco espanhol Abanca, pelo menos mais quatro interessados na compra do banco português Eurobic, que é detido maioritariamente por Isabel dos Santos e Fernando Teles.

Nas últimas semanas, têm havido negociações entre os principais acionistas e os potenciais investidadores. O ECO adianta que há pelo menos mais duas instituições financeiras interessadas e uma delas será o BNP Paribas.

A expectativa é de que poderá haver um acordo de venda até setembro. Além disso, poderá não passar pela venda da totalidade dos 100% do capital, mas de uma posição maioritária.

Ao mesmo tempo, decorrem também discussões com o Banco de Portugal para a mudança de órgãos sociais do banco, que tem Fernando Teixeira dos Santos como presidente executivo. Os acionistas preferiam vender,primeiro e mudar os órgãos sociais depois. No entanto, o supervisor, liderado por Mário Centeno, entende que o processo de venda pode arrastar-se e quer mudar os órgãos sociais em breve.

O banco português Eurobic cuja posição maioritária pertencia a Isabel dos Santos, na sequência do escândalo Luanda Leaks, estava em processo de venda ao Abanca e aguardava o fecho do negócio.

O banco espanhol tinha admitido o interesse no Eurobic. Os espanhóis queriam controlar pelo menos 75% do capital. Depois, o Abanca acabou por adquirir 95% do capital do banco.

O principal caso à volta dos Luanda Leaks está relacionado com ordens de transferência de uma conta da Sonangol no EuroBic, sediado em Lisboa, para uma empresa offshore no Dubai, alegadamente controlada por Isabel dos Santos, no montante de cerca de 90 milhões de euros, em cerca de 24 horas, num período de tempo que se seguiu à demissão da empresária da liderança da petrolífera angolana.

Isabel dos Santos tem as suas contas bancárias em Portugal arrestadas pelo Ministério Público português, que respondeu ao pedido de cooperação das autoridades judiciais angolanas, que investigam Isabel dos Santos e o alegado desvio de fundos.

Desde que o caso dos Luanda Leaks veio a público, a empresária está a desfazer-se das posições que detém em empresas portuguesas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.