A salvação para o rinoceronte branco do norte está numa arca frigorífica

Najin e Fatu (mãe e filha) são os últimos rinocerontes brancos do planeta

Mesmo que os últimos dois rinocerontes brancos do planeta morram entretanto, há material genético congelado suficiente para salvar esta subespécie.

Sudão, o último rinoceronte branco do norte macho, morreu em 2018.

Desde então, a subespécie é agora tida como oficialmente extinta.

Restam agora apenas dois rinocerontes brancos do norte no planeta – Najin e Fatu, respetivamente, filha e neta de Sudão.

Já foram várias as tentativas para salvar o rinoceronte branco do norte, mas, sendo Najin e Fatu inférteis, até agora, nada resultou.

Agora, um grupo de cientistas do San Diego Zoo Wildlife Alliance, na Califórnia (EUA) descobriu que, afinal, os úteros de Najin e Fatu não são necessários para salvar a subespécie.

Um estudo publicado recentemente, na versão em papel da Evolutionary Applications, revelou que a pele congelada rinocerontes mortos pode ser a solução.

Há células da pele de 12 rinocerontes brancos do norte diferentes armazenadas numa arca frigorífica do Frozen Zoo – um repositório de material genético que contém mais de mil espécies diferentes.

Os investigadores simularam a forma como a subespécie se comportaria se o material genético destes rinocerontes fosse utilizado para gerar espermatozóides e óvulos, que poderiam depois ser transformados em embriões transportados por fêmeas do rinoceronte branco do sul.

Como detalha a New Scientist, o modelo revelou que, após 10 gerações, os rinocerontes brancos não eram consanguíneos. Em vez disso, formavam um grupo  geneticamente diverso – menos suscetível a doenças e com mais probabilidades de sobreviver.

Contudo, a criação deste modelo é só a “ponta do iceberg” para a salvação do rinoceronte branco do norte.

Como explica a New Scientist, os investigadores terão, depois, pela frente um desafio ainda maior: transformar quimicamente estas linhas de células de pele congeladas em células estaminais viáveis de esperma e óvulos.

Além disso, não há ainda nenhuma garantia de que as barrigas de aluguer de rinocerontes brancos do sul consigam cumprir a missão de carregar os embriões dos rinocerontes brancos do norte.

Miguel Esteves, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.