/

A NASA explica porque a Brazuca do Mundial 2014 é melhor que a bola de 2010

bola brazuca Mundial 2014

A cada quatro anos, há uma nova bola no Campeonato do Mundo de futebol, com alterações a nível de comportamento, principalmente nas propriedades aerodinâmicas. Em 2010, os jogadores reclamaram dos movimentos imprevisíveis da Jabulani. Em 2014, será que os problemas permanecem? A NASA tem a resposta.

No Mundial da África do Sul, os jogadores reclamaram bastante da bola, em particular da sua falta de precisão, o que terá afectado muitos dos jogos. Para a competição, que teve início esta quinta-feira, de acordo com a NASA, a Adidas «trabalhou com centenas de jogadores para desenvolver a Brazuca» e resolver os anteriores problemas de comportamento.

Para tal, introduziram algumas mudanças. Por exemplo, enquanto uma tradicional bola de futebol tem 32 painéis, a Brazuca tem apenas seis, e com uma superfície mais rugosa – a Jabulani tinha oito.

Segundo Rabi Mehta, da NASA Ames Research Center, este novo design funciona mesmo. «Os jogadores devem estar mais satisfeitos com a nova bola», afirma, explicando que esta é «mais estável em voo e assemelha-se à tradicional de 32 painéis».

Mehta afirma que a nova configuração de rugosidade beneficia, e muito, o manuseamento da bola: «Trata-se de uma camada fina de ar que se forma perto da superfície da bola; e é o estado e comportamento desta camada que se torna crítico para o desempenho da mesma. Os materiais utilizados, a rugosidade da superfície da esfera e a sua distribuição determina a sua aerodinâmica».

Num laboratório da NASA Ames Research Center, Mehta realizou alguns testes, e os resultados «mostram que a velocidade a que uma bola tradicional mais se desvia da trajetória – o chamado “efeito knuckling” – é de cerca de 48 quilómetros por hora, bastante inferior à velocidade de um típico chuto de um jogador de calibre do Mundial, que é de cerca de 80 a 88 quílometros por hora».

 

A Jabulani proporcionava desvios a 80 quilómetros por hora devido à sua suavidade, algo que não agradava aos jogadores, pois acabava por ser “desviada” da sua trajectória inicial. A velocidade da Brazuca é de apenas 30 quilómetros por hora, o que proporcionará muito mais controlo aos jogadores.

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.