A Internet quer processar os pais do menino que caiu em jaula de gorila

Cincinnati Zoo & Botanical Garden / Facebook

Harambe, o gorila de 17 anos que foi abatido depois de uma criança ter entrado na sua jaula

Um abaixo-assinado pede que os pais do menino que caiu na jaula do gorila do zoo de Cincinnati, no Estados Unidos, sejam processados por negligência.

Lançada no passado domingo, a petição online já recebeu praticamente as 150 mil assinaturas que estavam inicialmente previstas.

A norte-americana responsável pelo abaixo-assinado, Sheila Hurt, defende que os pais da criança devem ser processados por negligência.

“A situação foi causada por negligência parental e o jardim zoológico não é responsável pelos ferimentos da criança nem pelos possíveis traumas associados ao episódio”, afirma, citada pela BBC.

“Queremos que os pais sejam responsabilizados pela falta de supervisão e negligência que resultou na morte de Harambe“, pode ler-se na petição.

Recorde-se que o gorila foi abatido pelos funcionários do zoo, depois da criança de três anos ter caído no interior da sua jaula.

O menino escalou a cerca que separa o público do fosso onde fica o animal e caiu de uma altura aproximada de cinco metros.

O gorila, que pesava mais de 180 quilos e tinha 17 anos de idade, foi filmado a agarrar a criança e a arrastá-la consigo para a água.

Em entrevista à CNN, Kimberly Ann Perkins O’Connor, uma das pessoas que registou o momento com o telemóvel, disse que ouviu o menino dizer à mãe que queria entrar na jaula.

https://twitter.com/JessicaRabbit37/status/737200690712477696

Vários manifestantes organizaram um protesto em frente ao zoo e defenderam um boicote ao mesmo, considerando que a instituição usou “força excessiva” contra o animal.

Segundo o diretor do zoológico, Thane Maynard, a criança corria “perigo iminente” e não havia alternativa senão abater o animal, já que os tranquilizantes demoravam mais tempo a fazer efeito.

“Estamos de coração partido pela perda de Harambe, mas a vida da criança estava em perigo e tivemos de tomar uma decisão rápida”, pode ler-se no Facebook do zoo.

Por seu lado, a mãe do menino, Michelle Gregg, também usou as redes sociais para agradecer o apoio que recebeu e para explicar melhor a situação.

“O que começou por ser um dia maravilhoso acabou por se transformar num pesadelo”, começa por dizer a progenitora.

“Como sociedade, somos rápidos a julgar como um pai pode tirar os olhos do filho mas quem me conhece sabe que eu presto muita atenção aos meus filhos”.

“Acidentes acontecem e estou muito agradecida por as pessoas certas terem estado no sítio certo naquele dia”, afirmou, acrescentando que a criança se encontra bem e apenas com alguns ferimentos ligeiros.

O caso está a recordar um outro semelhante, que aconteceu na semana passada no jardim zoológico de Santiago do Chile, quando um homem entrou na jaula de dois leões para se tentar suicidar.

Os dois animais foram também abatidos pelos funcionários do zoo para salvar a vida do homem.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Lamento, mas se não conhecesse o lado útil da internet iria pensar que só tem esterco e gente que não presta! (normalmente gente estupidificada agrupada em redes sociais).

    • Como disse outra. Pessoa deve term 99% de caca na cabeca. Ate aposto que e adepta de touradas , gosta de tortura animal ou entao muito simplesmente e ignorante.

  2. Irracionais quem Sr.a Ana Gonçalves?!?
    Desculpe, mas a sua frase é em si mesmo uma contradição, fazendo qualquer pessoa que a leia duvidar da suas apetências para chamar quem quer que seja de irracional! É manifestamente de lamentar que animais (que diga-se não estão ali por sua vontade como é óbvio) que além de estarem presos para entretenimento dos que financiam este tipo de espectáculo degradante são abatidos porque ou tem um maluco que se quer suicidar e entra na área reservada de dois leões, ou porque os pais negligenciaram a supervisão de um filho numa área onde tem animais potencialmente letais para os humanos.

    Agora diga-me lá quem é irracional, a senhora e esta gente acéfala, ou as pessoas que manifestam o seu desagrado por serem os animais sacrificados devido a erros/estupidez dos humanos???
    Caca deve ser o que compõe 99,9% do seu cérebro, indubitavelmente!

  3. Acho que fizeram o que seria de esperar para salvar a vida da criança.
    Mas os pais ou as pessoas que acompanhavam a criança devem responder pela falta de supervisão no local.

RESPONDER

"Na última noite no Porto, fui sozinho à Ponte D. Luís e vieram-me as lágrimas aos olhos"

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagem: Livre caiu para metade, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo mora no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …

Passes baixam para 70 e 80 euros para utentes da região Oeste

Os passes nos transportes públicos para Lisboa vão baixar para 70 euros para utentes de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, e para 80 euros dos restantes concelhos da região. A …

Parar de comer quando se está cheio nem sempre é fácil (e há uma razão para isso)

Com alguns alimentos, parar de comer — mesmo quando se está cheio — nem sempre é fácil. Isto porque algumas destas comidas podem ter sido feitas de forma a que tal aconteça. Nenhum alimento é criado …

Há milhares de misteriosos buracos no fundo do mar da Califórnia

Surgiu um novo mistério perto da costa de Big Sur, na Califórnia, no fundo do Oceano Pacífico: há milhares de pequenos fragmentos redondos retirados dos sedimentos do fundo do mar.   A descoberta foi feita como parte …

NASA apresenta "mapa do tesouro" para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho - isto é, à …