A Internet quer processar os pais do menino que caiu em jaula de gorila

Cincinnati Zoo & Botanical Garden / Facebook

Harambe, o gorila de 17 anos que foi abatido depois de uma criança ter entrado na sua jaula

Um abaixo-assinado pede que os pais do menino que caiu na jaula do gorila do zoo de Cincinnati, no Estados Unidos, sejam processados por negligência.

Lançada no passado domingo, a petição online já recebeu praticamente as 150 mil assinaturas que estavam inicialmente previstas.

A norte-americana responsável pelo abaixo-assinado, Sheila Hurt, defende que os pais da criança devem ser processados por negligência.

“A situação foi causada por negligência parental e o jardim zoológico não é responsável pelos ferimentos da criança nem pelos possíveis traumas associados ao episódio”, afirma, citada pela BBC.

“Queremos que os pais sejam responsabilizados pela falta de supervisão e negligência que resultou na morte de Harambe“, pode ler-se na petição.

Recorde-se que o gorila foi abatido pelos funcionários do zoo, depois da criança de três anos ter caído no interior da sua jaula.

O menino escalou a cerca que separa o público do fosso onde fica o animal e caiu de uma altura aproximada de cinco metros.

O gorila, que pesava mais de 180 quilos e tinha 17 anos de idade, foi filmado a agarrar a criança e a arrastá-la consigo para a água.

Em entrevista à CNN, Kimberly Ann Perkins O’Connor, uma das pessoas que registou o momento com o telemóvel, disse que ouviu o menino dizer à mãe que queria entrar na jaula.

https://twitter.com/JessicaRabbit37/status/737200690712477696

Vários manifestantes organizaram um protesto em frente ao zoo e defenderam um boicote ao mesmo, considerando que a instituição usou “força excessiva” contra o animal.

Segundo o diretor do zoológico, Thane Maynard, a criança corria “perigo iminente” e não havia alternativa senão abater o animal, já que os tranquilizantes demoravam mais tempo a fazer efeito.

“Estamos de coração partido pela perda de Harambe, mas a vida da criança estava em perigo e tivemos de tomar uma decisão rápida”, pode ler-se no Facebook do zoo.

Por seu lado, a mãe do menino, Michelle Gregg, também usou as redes sociais para agradecer o apoio que recebeu e para explicar melhor a situação.

“O que começou por ser um dia maravilhoso acabou por se transformar num pesadelo”, começa por dizer a progenitora.

“Como sociedade, somos rápidos a julgar como um pai pode tirar os olhos do filho mas quem me conhece sabe que eu presto muita atenção aos meus filhos”.

“Acidentes acontecem e estou muito agradecida por as pessoas certas terem estado no sítio certo naquele dia”, afirmou, acrescentando que a criança se encontra bem e apenas com alguns ferimentos ligeiros.

O caso está a recordar um outro semelhante, que aconteceu na semana passada no jardim zoológico de Santiago do Chile, quando um homem entrou na jaula de dois leões para se tentar suicidar.

Os dois animais foram também abatidos pelos funcionários do zoo para salvar a vida do homem.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Lamento, mas se não conhecesse o lado útil da internet iria pensar que só tem esterco e gente que não presta! (normalmente gente estupidificada agrupada em redes sociais).

    • Como disse outra. Pessoa deve term 99% de caca na cabeca. Ate aposto que e adepta de touradas , gosta de tortura animal ou entao muito simplesmente e ignorante.

  2. Irracionais quem Sr.a Ana Gonçalves?!?
    Desculpe, mas a sua frase é em si mesmo uma contradição, fazendo qualquer pessoa que a leia duvidar da suas apetências para chamar quem quer que seja de irracional! É manifestamente de lamentar que animais (que diga-se não estão ali por sua vontade como é óbvio) que além de estarem presos para entretenimento dos que financiam este tipo de espectáculo degradante são abatidos porque ou tem um maluco que se quer suicidar e entra na área reservada de dois leões, ou porque os pais negligenciaram a supervisão de um filho numa área onde tem animais potencialmente letais para os humanos.

    Agora diga-me lá quem é irracional, a senhora e esta gente acéfala, ou as pessoas que manifestam o seu desagrado por serem os animais sacrificados devido a erros/estupidez dos humanos???
    Caca deve ser o que compõe 99,9% do seu cérebro, indubitavelmente!

  3. Acho que fizeram o que seria de esperar para salvar a vida da criança.
    Mas os pais ou as pessoas que acompanhavam a criança devem responder pela falta de supervisão no local.

RESPONDER

PRR. Nome de Vítor Caldeira na mesa para presidir à Comissão de Auditoria e Controlo

O inspetor-geral de Finanças vai presidir à Comissão de Auditoria e Controlo (CAC) que acompanhará a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que deverá, também, integrar o ex-presidente do Tribunal de Contas …

Altice Portugal avança "nas próximas semanas" com despedimento coletivo

A Altice Portugal confirmou esta terça-feira à Lusa que vai dar início, "nas próximas semanas", a um processo de rescisões de contratos de trabalho através de despedimento coletivo, no âmbito do Plano Integrado de Reorganização, …

BE e PAN criticam "falta de liberdade de expressão" no Porto

As deputadas do Bloco de Esquerda e do PAN na Assembleia Municipal do Porto criticaram a “falta de liberdade de expressão” na cidade, depois de dois grafitis terem sido “apagados pelos serviços da autarquia”. “Soubemos que …

Marcelo pede aos jovens que facilitem vacinação em "corrida contrarrelógio"

O Presidente da República fez esta terça-feira um apelo aos jovens para que não deixem de se vacinar e adequem a habitual mobilidade no período do verão para facilitar um processo de vacinação em "corrida …

“Nenhum país está preparado para um evento da magnitude de Pedrógão Grande", diz Comissão Técnica Independente

O engenheiro António Salgueiro, da Comissão Técnica Independente (CTI) que avaliou os incêndios na Região Centro em junho de 2017, afirmou esta terça-feira que nenhum país está preparado para a magnitude do fogo de Pedrógão …

Escócia também adia desconfinamento para julho

A Escócia também decidiu adiar o desconfinamento por várias semanas, tal como Inglaterra, devido ao agravamento da pandemia no Reino Unido, que registou 27 mortes e 11.625 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Inicialmente …

Países do Golfo continuarão dependentes do petróleo por mais uma década

Um estudo da agência de notação financeira Moody's revelou que os países exportadores de petróleo do Golfo vão continuar dependentes da produção de hidrocarbonetos pelo menos na próxima década. Segundo o estudo, citado pela agência Reuters, …

PSP do Porto reforça policiamento no São João e apela ao cumprimento das regras

A PSP do Porto garantiu, esta terça-feira, que vai reforçar o policiamento na noite de São João, de quarta para quinta-feira, e apela ao cumprimento das regras atendendo ao contexto atual da pandemia de covid-19. “Solicita-se …

UE garante compra de mais 150 milhões de doses da vacina da Moderna

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira a alteração ao segundo contrato com a farmacêutica Moderna para a ativação, em nome de todos os Estados-membros da União Europeia (UE), de 150 milhões de doses adicionais em …

Lisboa sobe mais de 20 lugares no ranking. É a 83.ª cidade mais cara do mundo

Lisboa é a 83.ª cidade mais cara do mundo em termos de custo de vida, subindo 23 posições no ranking em relação ao ano passado, num estudo da Mercer divulgado esta terça-feira, que é liderado …