Gorila morto em zoo após queda de criança na jaula

Animal arrastou a criança pela jaula, que ficou ferida mas não corre risco de vida

Os funcionários de um jardim zoológico em Cincinnati, nos Estados Unidos, tiveram de matar um gorila no sábado, depois de um menino de três anos ter caído no interior da jaula do animal, anunciou a direção.

A criança passou uma barreira a gatinhar e caiu numa vala no interior da jaula, na tarde de sábado, disse aos jornalistas o diretor do zoológico, Thane Maynard.

O gorila, um macho de 17 anos chamado Harambe e com mais de 180 quilos, desceu até à vala e agarrou o menino, segundo a mesma fonte citada pela AFP.

Testemunhas disseram que o gorila arrastou ao longo da jaula o menino, enquanto este chorava, informou a imprensa local.

Funcionários do zoo atiraram contra o gorila, matando-o, cerca de 10 minutos depois de o menino ter entrado na jaula.

A criança foi hospitalizada com ferimentos, mas sem apresentar risco de vida, segundo a imprensa, com base em informações da polícia.

Na semana passada, outro incidente num zoo de Santiago do Chile causou polémica entre os defensores dos direitos dos animais.

Um homem de 20 anos entrou propositadamente na jaula de dois leões, que acabaram por ser abatidos pelos funcionários do parque.

O suicida ficou gravemente ferido, mas sobreviveu.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os pais não tem nenhuma responsabilidade? como é que uma criança desta idade entrou? haveria alguma hipótese de com um dardo anesteziar o bicho? mas vai-se pelo caminho mais fácil, abate-se o bicho, eles já são poucos nas florestas tropicais, e em cativeiro,…enfim são noticias que chocam quem gosta de animais principalmente em vias de extinção, claro que a criança tinha de ser salva, mas, e não quero ser repetitivo, como é que ela foi lá parar?

    • Caro Victor, pelo que li na internet, aparentemente a criança disse várias vezes que queria, ou iria entrar dentro do recinto, os pais estavam a tomar conta de outras crianças.
      O recinto tem várias grades e é preciso trepar todas para chegar à do animal.
      A anestesia demora tempo a fazer efeito, enquanto estivesse a fazer efeito poderia acontecer o pior à criança.
      A verdadeira questão é, com tantos adultos ali, como é que nenhum viu ou impediu a criança…

  2. O ideal seria acabar com os zoos de uma vez por todas. No mínimo, as jaulas deviam estar protegidas ao ponto de não ser possível aos visitantes lá entrar, seja propositamente ou por acidente. É muito triste que estes animais sejam abatidos por causa da estupidez humana.

  3. A “qualidade” da civilização do sec XXI, Made in USA!…
    Um bebé de 3 anos consegue entrar na jaula sem ninguém ver…
    Se calhar estavam todos ocupadíssimos no facebook!…
    Coitado do gorila, que foi abatido, e, certamente que seria o mais inteligente das redondezas…

RESPONDER

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …