Gorila morto em zoo após queda de criança na jaula

Animal arrastou a criança pela jaula, que ficou ferida mas não corre risco de vida

Os funcionários de um jardim zoológico em Cincinnati, nos Estados Unidos, tiveram de matar um gorila no sábado, depois de um menino de três anos ter caído no interior da jaula do animal, anunciou a direção.

A criança passou uma barreira a gatinhar e caiu numa vala no interior da jaula, na tarde de sábado, disse aos jornalistas o diretor do zoológico, Thane Maynard.

O gorila, um macho de 17 anos chamado Harambe e com mais de 180 quilos, desceu até à vala e agarrou o menino, segundo a mesma fonte citada pela AFP.

Testemunhas disseram que o gorila arrastou ao longo da jaula o menino, enquanto este chorava, informou a imprensa local.

Funcionários do zoo atiraram contra o gorila, matando-o, cerca de 10 minutos depois de o menino ter entrado na jaula.

A criança foi hospitalizada com ferimentos, mas sem apresentar risco de vida, segundo a imprensa, com base em informações da polícia.

Na semana passada, outro incidente num zoo de Santiago do Chile causou polémica entre os defensores dos direitos dos animais.

Um homem de 20 anos entrou propositadamente na jaula de dois leões, que acabaram por ser abatidos pelos funcionários do parque.

O suicida ficou gravemente ferido, mas sobreviveu.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os pais não tem nenhuma responsabilidade? como é que uma criança desta idade entrou? haveria alguma hipótese de com um dardo anesteziar o bicho? mas vai-se pelo caminho mais fácil, abate-se o bicho, eles já são poucos nas florestas tropicais, e em cativeiro,…enfim são noticias que chocam quem gosta de animais principalmente em vias de extinção, claro que a criança tinha de ser salva, mas, e não quero ser repetitivo, como é que ela foi lá parar?

    • Caro Victor, pelo que li na internet, aparentemente a criança disse várias vezes que queria, ou iria entrar dentro do recinto, os pais estavam a tomar conta de outras crianças.
      O recinto tem várias grades e é preciso trepar todas para chegar à do animal.
      A anestesia demora tempo a fazer efeito, enquanto estivesse a fazer efeito poderia acontecer o pior à criança.
      A verdadeira questão é, com tantos adultos ali, como é que nenhum viu ou impediu a criança…

  2. O ideal seria acabar com os zoos de uma vez por todas. No mínimo, as jaulas deviam estar protegidas ao ponto de não ser possível aos visitantes lá entrar, seja propositamente ou por acidente. É muito triste que estes animais sejam abatidos por causa da estupidez humana.

  3. A “qualidade” da civilização do sec XXI, Made in USA!…
    Um bebé de 3 anos consegue entrar na jaula sem ninguém ver…
    Se calhar estavam todos ocupadíssimos no facebook!…
    Coitado do gorila, que foi abatido, e, certamente que seria o mais inteligente das redondezas…

RESPONDER

Vila Real vs FC Porto | Goleada com poker de Adrián

O FC Porto garantiu hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao golear por 6-0 o Vila Real, num encontro marcado pelos quatro golos de Adrián López, que abriu e …

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …