/

A incrível história do homem que pagou mil milhões de dólares por duas pizzas

ZAP // Laszlo Hanyecz; Depositphotos

Laszlo Hanyecz, “a pessoa que comprou a pizza de 10.000 BTC”

A simples compra de duas pizzas poderia ter passado despercebida, mas o que aconteceu nos anos que se seguiram — a alucinante explosão do valor das criptomoedas —  não o permitiu. E para comemorar a mítica transação, celebra-se agora todos os anos na comunidade cripto, a 22 de maio, o “Dia da Pizza”.

Mais de catorze anos depois, a história das duas pizzas pagas com bitcoin pelo então jovem programador Laszlo Hanyecz continua a gerar fascínio.

Em maio de 2010, quando esta criptomoeda ainda mal era conhecida, Hanyecz ofereceu 10.000 bitcoins por duas pizzas grandes, que na altura tinham um custo em 40 dólares.

Pagou-as na altura a Jeremy Sturdivant, conhecido como “Jercos”, que assim também entrou para a história das criptomoedas como a primeira pessoa a aceitar um pagamento em bitcoins.

A compra das duas pizzas, combinada entre Hanyecz e Jercos no IRC, o avô de todos os chats, estabeleceu assim a primeira transação comercial com criptomoedas, recorda o El Conficencial.

“Só quero informar que troquei com sucesso 10.000 bitcoins por pizza. Obrigado Jercos!”, escreveu então Hanyecz num post no Bitcointalk — publicação que reservou então também um lugar na história.

À hora desta edição, 10.000 bitcoins estão cotadas a 926.475.035 dólares — quase mil milhões da moeda norte-americana, ou cerca de 950 milhões de euros, o que a torna uma das compras mais caras jamais registadas.

As 10.000 bitcoins com que Hanyecz pagou as suas pizzas chegaram mesmo a valer recentemente, durante uns dias, mais de mil milhões de dólares, quando a cotação de BTC ultrapassou os 100.000 dólares.

A Bitcoin, criada em 2009 pelo misterioso Satoshi Nakamoto, era então um projeto experimental cujo valor não passava de alguns cêntimos. Hanyecz, como muitos outros entusiastas, minava bitcoins no seu computador, e conseguiu facilmente acumular milhares de bitcoins.

Para testar a sua utilidade, no mítico dia 22 de maio de 2010, Hanyecz colocou um anúncio no Bitcointalk, fórum especializado em criptomoedas, no qual oferecia 10.000 bitcoins a quem lhe desse 2 pizzas. Sturdivant aceitou, foi a uma pizzaria próxima, onde pagou 40 dólares pelas duas pizzas — que entregou a Hanyecz.

Desde então, o dia 22 de maio de cada ano é celebrado na comunidade cripto como “o Dia da Pizza Bitcoin.

E o que aconteceu entretanto ao lendário Hanyecz? Em entrevistas posteriores, dizia que não se arrependia de nada. “Foi emocionante fazer parte da história de algo tão grande”.

Mas na descrição do seu perfil no X/Twitter ainda se pode ler, com algum humor: “Eu sou a pessoa que comprou a pizza de 10.000 BTC. Agora sou pobre. Esteja à vontade para doar qualquer quantia de BTC.

E termina com a sua carteira BTC: 1NosDYmVU4VHv5Yd9CuNsStjptttM1Y6HW.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.