/

A forma correta de apertar os cordões, segundo a Ciência

1

Muito provavelmente tem andado a apertar mal os cordões do seu calçado a sua vida toda. Aprenda como fazê-lo direito, segundo a Matemática.

É verdade. Há uma maneira correta de apertar os atacadores — e quase de certeza não é a que põe em prática todas as manhãs.

A tendência, por alguma razão, é começar por aprender o método das “orelhinhas de coelho”: após o cruzamento dos dois cordões, faz-se um arco com as duas pontas, embrulhando-as, de seguida, num laço e voilà, fácil.

À medida que vamos ficando mais velhos, passamos para outro método e nunca mais o abandonamos: em vez de dois arcos, fazemos só um numa das pontas e com a outra ponta envolve-se o arco antes de o puxarmos para criar um laço — uma maneira terrível de apertar os cordões, diz a Ciência.

Um estudo publicado na Royal Society A mostrou que o impacto do sapato no chão pode facilmente desapertar esse nó — uma combinação de forças funciona como uma espécie de mão invisível que alarga o nó e puxa as pontas, até se desfazer por completo.

“Conseguimos mostrar que o nó fraco vai sempre falhar e que o nó forte falhará, numa determinada escala de tempo, mas ainda não percebemos porque há uma diferença mecânica fundamental entre estes dois nós”, diz o professor Oliver O’Reilly, líder da pesquisa.

Mas então, qual é a maneira correta de apertar os cordões?

A “versão forte” do nó tradicional

“Pelos vistos, este nó tem uma maneira forte e uma maneira fraca de execução e a nós sempre nos ensinaram a maneira fraca”, avisa Terry Moore numa Ted Talk.

De acordo com Moore, se der o nó e os laços se alinharem na parte mais longa do sapato, está a fazê-lo mal.

Para obter o nó mais forte, que desaperta menos frequentemente, basta… ir na outra direção em volta do arco. Se puxar os cordões sob o nó, pode ver o arco a orientar-se ao longo do eixo transversal do sapato. Mas se uma imagem vale mais que palavras, um vídeo vale mais que um milhão de palavras.

Tomás Guimarães, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.