A Ciência descobriu finalmente como comer muito sem ganhar peso

Jim Wall / Flickr

Comer e não ganhar peso é o sonho de muitas pessoas. Um grupo de cientistas americanos descobriu, agora, um método para consumir alimentos com alto teor de gordura sem ganhar peso.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em San Luid (Missouri), descobriram uma forma de evitar que as células de gordura cresçam, um processo que leva ao aumento de peso e, consequentemente, à obesidade. O estudo foi publicado esta terça-feira na revista eLife.

A investigação baseou-se na molécula de sinalização intercelular Hedgehog (Hh), ativa em muitos tecidos do nosso corpo. A equipa de investigadores monitorizou ratos com genes que ativaram a Hh em células de gordura, cada vez que os animais comeram uma dieta rica em gordura.

De acordo com o MedicalXpress, oito semanas mais tarde, os animais cujas moléculas de Hedgehog não foram ativadas, aumentaram de peso. Pelo contrário, os ratos que foram manipulados com genes que ativaram a Hh não ganharam mais peso do que os roedores que consumiram uma dieta normal.

Ao inibir o tamanho das células de gordura e o seu crescimento, a molécula Hedgehog impediu a obesidade. As experiências provaram que a Hh alterada suprime o desenvolvimento de lipocitos que formam o tecido e, como consequência, previne a obesidade.

“Descobrimos que os animais com a via de Hedgehog ativa não só eram mais elegantes, como também tinham níveis mais baixos de glicemia e eram mais sensíveis à insulina”, afirmou Fanxin Long, investigador e professor de cirurgia ortopédica da Universidade de Washington.

Antes de testar o método em seres humanos, a equipa pretende estudar todos os efeitos colaterais possíveis, incluindo certos tipos de cancro relacionados com a atividade da via de sinalização Hedgehog.

No entanto, a equipa está otimista e acredita que este pode ser o caminho a seguir no tratamento efetivo da obesidade. “Se pudermos encontrar estratégias para segmentar cuidadosamente as células de gordura, este método pode ser eficaz na luta contra a obesidade”, concluiu o investigador.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gémeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes "Guerra das Estrelas". Este …

Pedrógão Grande: Dois arguidos indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais

Os dois arguidos do inquérito sobre os incêndios de 17 de junho em Pedrógão Grande estão indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais por negligência, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. O Departamento …

Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA. "Em outros …

"Esta é uma cabala muito bem feita": Presidente da Raríssimas demite-se

Paula Brito e Costa anunciou hoje a decisão de abandonar a presidência da associação depois da reportagem da TVI divulgar gestão danosa. "A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta …

Ex-homem forte da Sonangol deixou 20 milhões de euros ao estafeta

O ex-vice-presidente da petrolífera estatal angolana Sonangol, Mateus Morais de Brito, morreu há três anos e os seus herdeiros continuam, ainda hoje, a tentar reunir os milhões que ele tinha dispersos por vários testas-de-ferro. Um …

Descobertas cavernas da Idade do Gelo por baixo das ruas de Montreal

Exploradores amadores descobriram uma surpreendente rede de cavernas e de túneis, escondida por baixo da cidade de Montreal, que foi criada quando os tigres-dentes-de-sabre e os mamutes ainda andavam por cá, na Idade do Gelo. A …

Crimes de adoções ilegais pela IURD já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas num lar da Igreja Universal do Reino de Deus terão sido roubadas às mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida ontem pela TVI, o Expresso …

Desapareceu "misteriosamente" uma denúncia contra a presidente da Raríssimas

Além das actuais alegações contra a presidente da Associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, que terá usado dinheiro da Instituição de Solidariedade Social para compras pessoais, foi apresentada uma outra denúncia pelas mesmas razões, mas …

Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada. O ataque ocorreu num túnel na estação …

Explosão em terminal de gás na Áustria faz um morto e 18 feridos

A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no terminal de gás de Baumgarten, no leste da Áustria, provocou pelo menos um morto e 18 feridos, noticiou a agência Austria Press, citando uma responsável da Cruz Vermelha. "Uma …