A Ciência descobriu finalmente como comer muito sem ganhar peso

Jim Wall / Flickr

Comer e não ganhar peso é o sonho de muitas pessoas. Um grupo de cientistas americanos descobriu, agora, um método para consumir alimentos com alto teor de gordura sem ganhar peso.

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em San Luid (Missouri), descobriram uma forma de evitar que as células de gordura cresçam, um processo que leva ao aumento de peso e, consequentemente, à obesidade. O estudo foi publicado esta terça-feira na revista eLife.

A investigação baseou-se na molécula de sinalização intercelular Hedgehog (Hh), ativa em muitos tecidos do nosso corpo. A equipa de investigadores monitorizou ratos com genes que ativaram a Hh em células de gordura, cada vez que os animais comeram uma dieta rica em gordura.

De acordo com o MedicalXpress, oito semanas mais tarde, os animais cujas moléculas de Hedgehog não foram ativadas, aumentaram de peso. Pelo contrário, os ratos que foram manipulados com genes que ativaram a Hh não ganharam mais peso do que os roedores que consumiram uma dieta normal.

Ao inibir o tamanho das células de gordura e o seu crescimento, a molécula Hedgehog impediu a obesidade. As experiências provaram que a Hh alterada suprime o desenvolvimento de lipocitos que formam o tecido e, como consequência, previne a obesidade.

“Descobrimos que os animais com a via de Hedgehog ativa não só eram mais elegantes, como também tinham níveis mais baixos de glicemia e eram mais sensíveis à insulina”, afirmou Fanxin Long, investigador e professor de cirurgia ortopédica da Universidade de Washington.

Antes de testar o método em seres humanos, a equipa pretende estudar todos os efeitos colaterais possíveis, incluindo certos tipos de cancro relacionados com a atividade da via de sinalização Hedgehog.

No entanto, a equipa está otimista e acredita que este pode ser o caminho a seguir no tratamento efetivo da obesidade. “Se pudermos encontrar estratégias para segmentar cuidadosamente as células de gordura, este método pode ser eficaz na luta contra a obesidade”, concluiu o investigador.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lisboa, Porto e Coimbra podem vir a ter megatribunais

O Governo prevê investir quase 275 milhões de euros na próxima década na construção e requalificação de tribunais. Lisboa, Porto e Coimbra deverão ganhar um novo grande tribunal. Em Lisboa, Porto e Coimbra, o Governo defende …

Desmantelamento de base nuclear na Coreia do Norte vai começar

A Coreia do Norte deve iniciar esta quarta-feira o desmantelamento de uma base nuclear em Punggye-ri. Depois de terem negado o acesso aos jornalistas, o Governo volta atrás e permite a cobertura jornalística Vai começar o desmantelamento …

Zuckerberg foi ao Parlamento Europeu pedir desculpa

Mark Zuckerberg desculpou-se no Parlamento Europeu pela incapacidade demonstrada pela sua empresa para evitar que os dados pessoais dos cidadãos europeus fossem erradamente usados A dois dias da entrada em vigor da legislação europeia para a …

Lasers podem deixar computadores um milhão de vezes mais rápidos

Uma nova técnica promete fazer com que a computação seja até um milhão de vezes mais rápida do que é atualmente, através do uso do laser na propagação de informações. Mil milhões de operações por segundo …

Morreu o escritor norte-americano Philip Roth

O escritor norte-americano morreu de insuficiência cardíaca, aos 85 anos, disse o agente literário à agência noticiosa Associated Press. Natural de Newark, Nova Jérsia, Philip Roth, habitualmente mencionado como candidato ao Nobel da Literatura, era considerado …

Contacto com germes pode prevenir leucemia em crianças

Análise baseada em 30 anos de estudos aponta que a leucemia linfoblástica aguda tem a sua origem em infâncias sem exposição de germes ao sistema imunitário. Uma das causas mais comuns de cancro nas crianças, a …

250 siberianos tornaram-se nos primeiros nativos americanos

Uma recente análise genética sugere que a população fundadora dos nativos americanos que migrou da Sibéria era composta por aproximadamente 250 indivíduos. Apesar dos inúmeros estudos genéticos, os cientistas ainda não tinham chegado a um consenso …

Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação. O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A …

Cientistas chineses descobrem possível origem dos misteriosos sinais extraterrestres

Cientistas chineses encontraram uma nova explicação para as misteriosas e rápidas rajadas de rádio. Os especialistas acreditam que os "sinais extraterrestres" são originados por um tipo específico de estrela de neutrões: as "estrelas estranhas". Em 2001, …

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …