História, viagens e canções de embalar. Biblioteca de Londres revela hábitos de leitura de Charles Darwin

Livros que sobreviveram desde os primeiros dias da Biblioteca de Londres revelam que Charles Darwin era um ávido leitor que se interessava sobre os mais diversos temas – e que devolvia sempre os livros que levava emprestados.

Charles Darwin estava faminto por livros em 1 de janeiro de 1846, quando entrou na nova biblioteca de Londres.

De acordo com o jornal britânico The Times, Darwin levou emprestado em cinco volumes sobre a Grécia e o Egito Antigo, os diários do primeiro conde de Malmesbury, uma biografia de Thomas More, um diário de viagem sul-americano e um volume sobre história natural.

Um ano antes, livros sobre William Pitt, Shakespeare e Thomas Raffles e um volume de canções de embalar atraíram a sua imaginação.



Estas memórias dos hábitos de leitura de Darwin durante os anos em que formulou as suas teorias sobre a seleção natural surgiram de um punhado de livros que sobreviveram desde os primeiros dias da Biblioteca de Londres.

Estes livros registaram a forma como Darwin, que entrou naquela biblioteca logo após a sua inauguração em 1841, fez 36 visitas num período de dois anos, levando emprestado pelo menos 200 livros, que vão desde os ensaios de Montaigne a um guia para a arte de caçar cervos.

“Darwin era geralmente um das melhores pessoas a devolver os livros [que levava emprestado]”, disse Nathalie Belkin, arquivista da biblioteca de Lonres. “Era um leitor voraz e um dos primeiros membros que mais levou emprestado ao mesmo tempo. Contudo, os seus livros eram sempre devolvidos”.

Darwin, cuja esposa Emma deu à luz seis filhos na década de 1840, começou a mostrar aos amigos a sua “teoria das espécies” em meados da década com “On the Origin of Species”, publicado em 1859.

Dos 119 títulos registados com o nome de Darwin, mais de 70 sobreviveram. Segundo Belkin, estes livros mostram a “rica história de leitura” de Darwin.

Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …