O mistério da verdadeira aparência de Shakespeare foi finalmente resolvido

O mistério sobre a aparência do mais famoso escritor inglês de todos os tempos, William Shakespeare, parece ter sido finalmente resolvido.

De acordo com o jornal espanhol ABC, uma equipa de investigadores da Georgetown American University, nos Estados Unidos, concluiu que a efígie no seu túmulo na Igreja da Santíssima Trindade em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, é provavelmente um retrato fiel da sua imagem.

Essa hipótese, que havia sido descartada anteriormente porque o monumento teria sido construído vários anos após a sua morte, foi colocada novamente em cima da mesa.

De acordo com a professora Lena Cowen Orlin, “é muito provável que Shakespeare tenha encomendado o monumento” e o seu criador tenha sido “alguém que o conheceu e o viu em vida”.

A obra, que John Dover Wilson, crítico do século XX, chamou de “açougueiro de porcos satisfeito consigo mesmo”, pode ser, segundo a professora, “um retrato da vida”, ao mesmo tempo que pode constituir “um desenho sobre a morte que mostra uma vida de aprendizagem e literatura“. Isto fica claro a partir de símbolos, como a caneta e a folha de papel, que aparecem na obra.

Segundo os investigadores, o artista poderia ter sido o artesão Nicholas Johnson, um fabricante de túmulos que teria conhecido o poeta e cuja oficina seria muito próxima do Globe Theatre, em Londres, um cenário icónico em que as obras de Shakespeare continuam a ser protagonistas.

Até agora, acreditava-se que a obra era do seu irmão Gerard Johnson, um escultor jacobino. A professora explicou que, na inscrição pintada na placa do monumento, foi deixado um espaço para que os dados funerários fossem acrescentados a posteriori – outra prova de que teria sido feito em vida.

Este achado explicaria porque Shakespeare, ao contrário de outros personagens de renome da época, não deixou instruções sobre o seu monumento póstumo no seu testamento.

“Eu também sugeriria que terá até mesmo desenhado ou supervisionado a criação do seu próprio monumento”, disse a especialista.

“Isto é verdadeiramente significativo. Podemos dizer que é assim que Shakespeare queria ser representado na nossa memória. Isto é muito importante. É uma nova luz atraente sobre a sua aparência”, saudou Paul Edmondson, chefe de investigação do Shakespeare Birthplace Trust, cujo objetivo é preservar os locais vinculados ao autor.

Estas descobertas sobre a verdadeira aparência do dramaturgo não são completamente novas. Em 2015, o historiador britânico Mark Griffiths afirmou ter descoberto num volume botânico do século XVII o único retrato do escritor, em que é visto com cabelos encaracolados e barba.

No livro “The Herball”, que é o maior volume da botânica escrito em inglês, aparece “um retrato de Shakespeare aos 38 anos, vestido com roupas de poeta. Era assim que realmente era, finalmente há uma prova de como era”, declarou na época.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …

Lone Star recusa divulgação pública dos contratos de venda do Novo Banco

A Nani Holdings, acionista do Novo Banco ligada à Lone Star, recusou esta sexta-feira a divulgação pública dos contratos de venda e de capitalização contingente relativos ao banco, de acordo com carta enviada ao parlamento. Numa …

As 11 maiores surpresas de sempre nos Europeus de futebol

No dia do arranque de mais uma edição de um campeonato da Europa, adicionamos uma escolha à lista proveniente de Londres. O Europeu 2020 de futebol começa nesta sexta-feira e vai ser disputado em 11 cidades, …