O FC Porto continua à procura de um substituto para Julen Lopetegui, que esta quinta-feira foi afastado do clube. E entre os muitos nomes que são notícia nos jornais surge agora o de Jorge Jesus.
Jorge Nuno Pinto da Costa terá feito “abordagens” ao actual treinador do Sporting no seguimento da saída de Julen Lopetegui, avança este sábado o jornal Correio da Manhã.
O CM garante que o presidente do FC Porto “contactou” Jorge Jesus na quinta-feira à noite.
Pinto da Costa e Jorge Jesus sempre mantiveram uma excelente relação pessoal e o ex-técnico do Benfica já por diversas vezes foi dado como certo no FC Porto.
Parece contudo, improvável que uma possível ida para o Dragão aconteça neste momento, tanto mais a meio da época e quando o Sporting de Jesus se encontra no primeiro lugar do campeonato.
Na imprensa desportiva, correm outras possibilidades para a sucessão a Lopetegui, entre as quais André Villas Boas, que termina contrato com o Zenit no fim da época e que há muito que disse que pretende regressar a Portugal, por razões pessoais.
André Villas Boas é muito amado entre os adeptos portistas, depois de tudo o que conquistou pelo clube, e é visto por muitos como a melhor solução para a equipa, mas a sua contratação imediata pode não ser exequível.
O Jogo avança que Leonardo Jardim, o ex-treinador dos leões que está actualmente no Mónaco, é “um dos desejados” do FC Porto. E a RTP garante que Pinto da Costa já o contactou no sentido de apurar se é possível contratá-lo.
Marco Silva, outro ex-treinador do Sporting e actual técnico do Olympiakos da Grécia, é o nome que o Record diz que é “prioritário” para o FC Porto, sublinhando que “é o preferido de Pinto da Costa”.
Tanto Marco Silva como Leonardo Jardim teriam contudo, que negociar as suas rescisões com o Olympiakos e o Mónaco e, além disso, o FC Porto ainda teria que compensar o Sporting, no âmbito de uma cláusula prevista nas rescisões dos treinadores para o caso do seu regresso a Portugal.
Por exemplo no caso do regresso de Leonardo Jardim a Portugal para comandar um rival, o Sporting teria direito a receber neste momento cerca de 10 milhões de euros.
Estes dossiers poderão revelar-se assim complicados e levar o FC Porto a procurar em alternativa uma solução temporária, apenas até ao fim do presente campeonato.
Cenário este avançado pelo jornal A Bola que salienta que Sérgio Conceição, actual técnico do Vitória de Guimarães, “será o nome mais forte neste momento” na expectativa de uma solução a prazo.
Este desportivo frisa ainda que o adjunto de Mourinho, Rui Faria, “também agradaria sobremaneira à SAD”.
A possibilidade de Luís Castro, o treinador da equipa B do FC Porto, assumir as rédeas da equipa principal até ao fim da temporada, como já aconteceu no passado, é também de considerar.
Certo é que Rui Barros é, neste momento, o treinador do FC Porto e será ele a sentar-se no banco como comandante da equipa no próximo domingo, no complicado jogo no Estádio do Bessa frente ao Boavista.
SV, ZAP
só se foi para chatear o burrinho…..
Revoluçao azul!
Não percebo porque é que ninguem se lembra do Mourinho, que neste momento está disponivel!
Se este jesus vier um dia para o Porto, deixarei de ser portista.
Eu penso mesmo é que o FCP está a precisar de fazer uma substituição de presidente!