O primeiro avião de passageiros chinês foi apresentado esta segunda-feira e tem como objetivo fazer frente a modelos de companhias como a Airbus e a Boeing.
Apresentado esta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, pela Corporação de Aviões Comerciais da China, COMAC, o novo avião de passageiros chama-se C919 e é o primeiro do género a ser totalmente desenhado e fabricado na China.
A construção, que começou em 2008, está finalmente concluída, avança o RT. O novo modelo pode transportar entre 158 e 174 passageiros e tem uma autonomia que vai de 4075 a 5555 quilómetros.
Apesar de estar agora pronto para iniciar viagem, o seu voo inaugural está previsto apenas para 2016. Nos próximos três anos, o modelo vai estar sujeito a vários testes e só depois será possível pensar-se no seu uso comercial.
As primeiras entregas do modelo estão previstas para finais de 2018, tendo a COMAC já asseguradas 517 encomendas de 21 companhias aéreas nacionais e internacionais.
Nessa altura, o objetivo passa por entrar no mercado da aviação mundial, com a expectativa de que este vai ser um concorrente aos novos modelos das já conhecidas Airbus e Boeing.
“O C919 foi desenhado para ser um concorrente ao Airbus A320 e ao Boeing 737. É um programa muito importante para a China porque basicamente é um grande impulso para o país, que pretende ser conhecido como um ator importante no setor da aviação”, declarou Mavis Toh, editor da revista Flightglobal sobre este novo lançamento.
ZAP / RT