China já tem um avião para competir com a Airbus e a Boeing

O primeiro avião de passageiros chinês foi apresentado esta segunda-feira e tem como objetivo fazer frente a modelos de companhias como a Airbus e a Boeing.

Apresentado esta segunda-feira no Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, pela Corporação de Aviões Comerciais da China, COMAC, o novo avião de passageiros chama-se C919 e é o primeiro do género a ser totalmente desenhado e fabricado na China.

A construção, que começou em 2008, está finalmente concluída, avança o RT. O novo modelo pode transportar entre 158 e 174 passageiros e tem uma autonomia que vai de 4075 a 5555 quilómetros.

Apesar de estar agora pronto para iniciar viagem, o seu voo inaugural está previsto apenas para 2016. Nos próximos três anos, o modelo vai estar sujeito a vários testes e só depois será possível pensar-se no seu uso comercial.

As primeiras entregas do modelo estão previstas para finais de 2018, tendo a COMAC já asseguradas 517 encomendas de 21 companhias aéreas nacionais e internacionais.

Nessa altura, o objetivo passa por entrar no mercado da aviação mundial, com a expectativa de que este vai ser um concorrente aos novos modelos das já conhecidas Airbus e Boeing.

“O C919 foi desenhado para ser um concorrente ao Airbus A320 e ao Boeing 737. É um programa muito importante para a China porque basicamente é um grande impulso para o país, que pretende ser conhecido como um ator importante no setor da aviação”, declarou Mavis Toh, editor da revista Flightglobal sobre este novo lançamento.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …