O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou este domingo que se reuniu no sábado com um conselheiro do Departamento de Estado norte-americano, num encontro de “aproximação bilateral”.
O encontro de Diosdado Cabello com Thomas Shannon decorreu no Haiti, com o patrocínio do Presidente daquele país, afirmou Cabello numa mensagem na rede social Twitter.
“A reunião realizou-se dentro do processo de aproximação, que levam os governos dos EUA e da Venezuela, com vista a normalizar as relações diplomáticas, dentro do respeito pela legislação internacional, a soberania e auto-determinação dos povos”, refere-se num comunicado da Assembleia Nacional venezuelana.
As relações entre Caracas e Washington caracterizam-se por serem tensas e difíceis.
Desde 2010 que ambos os países carecem de embaixadores, tendo o Governo venezuelano acusado repetidamente vários funcionários norte-americanos de estarem por detrás de conspirações para derrocar o Presidente Nicolás Maduro.
Além de Diosdado Cabello, tido como o número dois do chavismo, depois de Nicolás Maduro, estiveram ainda presentes a ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, e a embaixadora dos EUA no Haití, Pamela White.
/Lusa