TONI ALBIR/EPA

A ativista e ex-presidente da Câmara de Barcelona, Ada Colau (C), com a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua (D) a caminho de um dos navios da flotilha antes da partida em Barcelona.
Ministério da Segurança Interna quer endurecer as penalizações a ações deste género, fazendo exemplo da flotilha em que segue a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a caminho de Gaza desde esta segunda-feira.
O governo israelita prepara-se para uma resposta mais dura contra a nova missão humanitária da Flotilha Global Sumud, que partiu ao final da tarde desta segunda-feira de Barcelona com destino à Faixa de Gaza, depois de a viagem ter sido adiada devido a ventos fortes.
Segundo o jornal Israel Hayom, o executivo liderado por Benjamin Netanyahu planeia tratar os tripulantes — entre os quais a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte, a atriz Sofia Aparício e a jovem ativista Greta Thunberg— como “terroristas”, e confiscar as embarcações para serem usadas pela polícia israelita.
A proposta terá partido do ministro da Segurança Interna, Itamar Ben-Gvir, de extrema-direita, que terá defendido perante Netanyahu a detenção dos ativistas em prisões tipicamente reservadas a pessoas acusadas de terrorismo. Os homens seriam enviados para Ktzi’ot e as mulheres para Damon, estabelecimentos prisionais de alta segurança, onde não teriam acesso a “televisão, rádio e comida de alta qualidade”.
O plano proposto prevê ainda a apreensão dos mais de 50 barcos da flotilha, que seriam integrados numa nova força marítima da polícia israelita. A convicção é de que uma postura mais rígida desencorajará desta vez futuras iniciativas semelhantes de tentar romper o bloqueio israelita imposto a Gaza.
Esta é a quarta flotilha com rumo a Gaza deste ano. As três anteriores não cumpriram o objetivo de levar ajuda ao enclave, após terem sido intercetadas pelas forças israelitas. O governo israelita sustenta que a chegada destes barcos a águas consideradas “áreas militares restritas” equivale a uma violação da segurança nacional. Recorde-se, no entanto, que as últimas abordagens de Israel para travar as flotilhas da Global Sumud Flotilla foram feitas em águas internacionais, sendo inclusive consideradas “uma forma de pirataria” pelo Irão e um “ataque odioso” pela Turquia.
Ainda assim, o governo português já garantiu que não vai proteger as embarcações em que Mortágua e companhia seguem viagem.
“É algo que me parece inusitado”, disse, este sábado, à Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, esclarecendo que o Estado português “não tem nada que proteger, nem acompanhar” a flotilha humanitária que vai tentar levar apoio humanitário à Faixa de Gaza.
Guerra no Médio Oriente
-
2 Setembro, 2025 Israel quer prender como terroristas os tripulantes de flotilha que partiu para Gaza
-
31 Agosto, 2025 Israel recupera cadáver de refém luso-israelita
ISSO É QUE ERA……………
A mortagua deve ter suspirado de alivio em nao ter ido
Portugal não se pode envolver porque deve vassalagem aos USA. Afinal eles mandam nesta republica das bananas. Se os americanos não estivessem a proteger e apoiar os Israelitas ai já seria diferente, teríamos o Paulo Rangel a dizer que Portugal ia apoiar.
Acho que os tugas ainda não perceberam que somos uma colónia dos americanos, tal como alguns países da união europeia. Esta guerra apenas é aceite por ter o apoio dos americanos. Ouve-se para ai pessoal a falar do nacionalismo, e nem sabem o que é isso.
Alzira, antes ser uma colónia da USA do que ser uma colónia como a Venezuela, Guatemala e Cuba, além de outros Países iguais.
Quer prestar vassalagem à Rússia ou pocarias do tipo? Cresça! Já deve ter idade para ter juízo.
Tenha juízo! Quer que sejamos vossos de autocracia e porcarias do tipo da russia ou china? Era só o que faltava!
Mesmo que fossem autorizados a atracar en Gaza , os bens que transportam seriam apropriados por elementos do Hamas , como se tem verificado constantemente . A População de gaza , é o que se vê , é un Auschwitz a céu aberto !
Ainda não perceberam nada … txe txe txe … a Mortágua quer ir para Damon recrutar imigrantes esquerdalhas! Assim também se safa do eterno desastre autarquico do Bloco de Esterco! Estando presa, claro!
Se a Mariana for presa por acusação de terrorismo, sendo um absurdo, mas ela poderá usar isso para virar as atenções para ela e inverter o colapso do BE. É pena que vivamos ao sabor do mediatismo.
O problema de gaza/palestina é de difícil solução, pois ambos os lados querem dizimar o outro!
Já não há nada que salve o BE. A oportunidade foi-se, mais vale tarde do que nunca!
Os habitantes da Auschwitz não mandavam rockets para os alemães nem os tiveram dois anos em túneis
Falta a coragem de fazer frente aos Usurpadores que se designam de israel!!
Agora já sabemos quais ventos fizeram a Greta voltar para Barcelona…
Entreguem esta gente ao Hamas..