/

CEO da Nvidia diz que a IA vai mudar (ou eliminar) o emprego de todas as pessoas do Mundo

1

Taiwan Presidential Office / Flickr

Jensen Huang, CEO da Nvidia

Numa altura em que a sua empresa tinha acabado de se tornar a primeira no mundo com uma valorização superior a 4 biliões de dólares, Jensen Huang lançou um aviso agourento: alguns vão perder-se, outros desaparecer, mas os empregos de todas as pessoas do mundo vão mudar.

Wall Street estava agitada no início deste mês quando a fabricante de chips Nvidia, a cavalgar o boom da IA, atingiu um valor de mercado recorde de 3,92 biliões de euros, superando por pouco o recorde da Apple de 3,915 biliões de euros estabelecido em dezembro do ano passado.

Apenas alguns dias depois, a Nvidia tornou-se a empresa mais valiosa da história, quebrando o teto de 4 biliões de euros e levando o seu CEO, Jensen Huang a ser a sexta pessoa mais rica do mundo, com um património líquido de mais de 143 mil milhões de euros.

Com a fortuna garantida para as próximas várias dezenas de gerações, Huang celebrou a sua ascensão fulgurante com um aviso agourento numa entrevista à CNN:os empregos de todas as pessoas vão ser afetados” pela IA.

Na base da previsão de Huang está a questão da produtividade — a ideia de que a IA em breve produzirá mais valor de mercado do que os trabalhadores humanos, em menos tempo e por um custo menor.

Apesar disso, tal como muitos dos seus pares, Huang mistura nas suas afirmações, de forma confusa, a ideia de que haverá espaço para empregos humanos — que assumirão novas formas, ainda não divulgadas, salienta o Futurism.

Alguns empregos vão perder-se“, diz Huang. “Mas muitos empregos serão criados, e o que espero é que os ganhos de produtividade que vemos em todas as indústrias elevem a sociedade”.

O que “elevar a sociedade” significa na prática ainda está por ver. Apesar de todos os milhares de milhões  investidos em IA, os senhores da tecnologia recusam-se a usar as suas fortunas para nos preparar para o apocalipse de empregos de IA — que, insistem, está mesmo ao virar da esquina.

Em vez disso, alinharam-se com políticos empenhados na destruição da rede de segurança social e na privatização de serviços públicos para benefício direto dos ultra-ricos.

Em 2024, um estudo com 2.500 trabalhadores descobriu que 77 % relataram diminuição da produtividade e cargas de trabalho ainda maiores ao usar IA.

Pouco menos de 40 % dos trabalhadores relataram aumento das cargas de trabalho causado explicitamente pelos erros descuidados da IA, enquanto 47 % dos inquiridos “não sabiam como alcançar os ganhos de produtividade esperados” com a IA.

Mais recentemente, um inquérito a 25.000 funcionários em 7.000 locais de trabalho pelo National Bureau of Economic Research, na Dinamarca, descobriu que a IA empresarial contribuiu para ganhos de produtividade insignificantes em geral comparados ao crescimento típico da produtividade ao longo do tempo.

Para os trabalhadores, “os chatbots de IA não tiveram impacto significativo nos rendimentos ou horas registadas em qualquer ocupação” — o que significa que se a IA está prestes a tirar os empregos de todos, está a ser muito silenciosa sobre isso.

Enquanto muitos vigaristas de startups e manipuladores cínicos de relações públicas passaram anos a promover a história da automação de IA, a previsão do CEO da Nvidia marca uma mudança notável da sua posição anterior sobre a questão.

No início de junho, Huang rejeitou vigorosamente a declaração disparatada do CEO da Anthropic e companheiro bilionário tecnológico Dario Amodei de que a IA poderia automatizar metade de todos os empregos de escritório dentro de cinco anos — uma afirmação desfasada das capacidades atuais da tecnologia que é quase sem sentido.

“Primeiro, ele acredita que a IA é tão assustadora que apenas eles devem fazê-la”, disse Huang na altura. “Segundo, acredita que a IA é tão cara que mais ninguém deveria fazê-la… e terceiro, a IA é tão incrivelmente poderosa que todos perderão os seus empregos, o que explica por que devem ser a única empresa a construí-la.”

Foi uma reprovação dura do alarmismo de Amodei sobre IA, e uma posição aparentemente sóbria de alguém na posição de Huang — pelo menos na altura.

Entretanto, alguma coisa mudou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.