/

Férias com crianças: o que fazer sem gastar dinheiro

Nem todas as famílias conseguem fazer férias fora ou inscrever os mais pequenos em programas/campos de verão. No entanto, não têm de ficar aborrecidos em casa. Há sempre soluções!

Com criatividade e alguma pesquisa, é possível proporcionar bons momentos em família sem gastar dinheiro.

As crianças não precisam de grandes planos para serem felizes. Às vezes, o segredo para a felicidade está mesmo nas coisas mais simples da vida.

Num comunicado enviado ao ZAP, o Doutor Finanças partilha cinco ideias simples e gratuitas para aproveitar as férias com os mais pequenos.

Praias (aproveite o que é nosso!)

Todas as praias em Portugal são públicas, o que significa que o acesso é gratuito — só terá de contar com os custos da deslocação.

Para quem vive no litoral, não há nada como levar os mais pequenos a usufruir do mar. Se vive mais no interior, pode procurar uma praia fluvial perto de si.

Parques e zonas verdes para explorar

Portugal está repleto de parques urbanos e espaços verdes com excelentes condições para um dia bem passado em família. Em Lisboa, o Parque de Monsanto é uma ótimo exemplo. No Porto, há a Quinta do Covelo ou mesmo o Parque da Cidade.

Existem também quintas pedagógicas e parques com animais que podem ser visitados gratuitamente — como a Quinta dos Olivais, em Lisboa. Só precisa de confirmar a disponibilidade.

Museus e monumentos grátis

Vários museus e espaços culturais oferecem entradas gratuitas em dias específicos. Em Lisboa, o MAAT e o Museu da Marioneta são bons exemplos. No Porto, pode sempre visitar o Museu Soares dos Reis ou a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio.

Além disso, com o Cartão de Cidadão e NIF, tem acesso gratuito a 37 museus e monumentos, até 52 dias por ano, em qualquer data à sua escolha.

Atividades gratuitas do seu município

Durante o verão, muitas autarquias oferecem atividades gratuitas como caminhadas, concertos, cinema, jogos e eventos familiares.

Consulte o website da sua câmara municipal e fique a par do que acontece perto de si — pode encontrar verdadeiras surpresas.

Criar as próprias atividades em família

Às vezes, o mais especial é o mais simples.

Um jogo de tabuleiro, um karaoke improvisado, fazer desporto no parque ou até uma caça ao tesouro podem criar memórias únicas.

Junte os amigos dos seus filhos, organize equipas e passe um dia inteiro a brincar — sem gastar nada e com muita diversão garantida.

Poupar não significa abdicar da qualidade do tempo em família. Pelo contrário, pode ser uma oportunidade para valorizar o que realmente importa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.