Um estudo realizado por epidemiologista britânico concluiu que a comida rápida,, como os hambúrgueres ou pizza, mata bactérias importantes do estômago que ajudam a proteger contra a obesidade, diabetes, cancro, doenças do coração e condições inflamatórias.
Segundo as concluões do estudo, levado a cabo por Tim Spector, professor de Epidemiologia Genética do King’s College de Londres, em Inglaterra, uma dieta baseada em comidas altamente processadas pode eliminar um terço da flora estomacal.
A investigação envolveu o filho do próprio investigador, Tom, de 23 anos.
Tom passou 10 dias a comer apenas comida fast-food, como frango frito, batatas fritas e hambúrgueres. Para se hidratar, apenas bebia refrigerantes.
Antes da dieta, o estômago do jovem tinha 3500 espécies de bactérias. Após a dieta, cerca de 1300 mil tinham morrido — e um dos tipos de bactéria tornou-se dominante.
A conclusão que Spector tirou dos resultados é a de que alguns tipos de bactéria do estômago podem ajudar as pessoas a controlar o peso.
“A maior parte das pessoas consome menos de 20 tipos de alimentos, e a maioria destes é refinada artificialmente”, diz o investigador.
“Está claro que quanto mais diversificar a sua dieta, mais diversos serão os micróbios do seu estômago”, acrescenta.
ZAP / Move
Aquela conclusão está incompleta, claramente.Eu queria era que explicassem o porquê dessas bactérias boas morrerem. Sim, são comidas processadas, mas tem de haver algum componente nelas que causa essa morte. Se eu me apetecer fazer fast food caseira, de certeza que não será tão prejudicial quanto as das grandes corporações.