Tempo: 39 graus, incêndios podem voltar nesta semana

2

ZAP

Últimos dias de Maio serão marcados por muito calor em algumas regiões do país. Diversos concelhos vão estar em risco elevado ou muito elevado de incêndio.

Este fim-de-semana foram dois dias de praia para muitos portugueses. O calor tomou conta de diversas regiões do país, e vai intensificar-se ao longo desta semana.

As temperaturas vão subir, sobretudo até quinta e sexta-feira. Olhando para as previsões do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, verifica-se que por exemplo Beja (e diversos concelhos ao redor) atingem os 39 graus na sexta-feira, dia 30 de Maio. Outras cidades ficam próximas desse registo.

Curiosamente, é também na sexta-feira que deverá chover em diversos distritos do interior Norte e Centro, inclusive com previsão de trovoadas em Viseu.

Quase todas as capitais de distrito vão ultrapassar os 30 graus a partir de quarta-feira. As duas excepções deverão ser apenas Viana do Castelo e Porto.

Alexandra Fonseca, do IPMA, prevê que se possa atingir os 40 graus ainda nesta semana, em algumas zonas do país: “Em locais mais típicos: interior do Alentejo, Vale do Tejo e todo o interior norte e centro“, com subidas a partir de quarta-feira, anunciou na RTP.

Haverá risco elevado ou muito elevado de incêndio em diversos concelhos de Portugal continental; todos no interior centro, e também Baixo Alentejo e Algarve.

“É uma situação pontual, não esperamos que dure muito tempo. Mas vem aí o Verão e estas situações vão começar a ser mais frequentes”, lembrou Alexandra Fonseca.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. É preciso averiguar se estas e outras elevadas temperaturas que se vão fazer sentir conforme apontado pela notícia, e se têm vindo a verificar assim como a ausência das características das Estações do Ano e do clima em Portugal, estão a ser provocadas pela Natureza ou pelo Ser-Humano.
    O uso indevido da tecnologia de geoengenharia traz graves consequências para a Natureza, o Meio-Ambiente, a economia, agro-pecuária, pescas, turismo, e a saúde e bem-estar dos Portugueses, devendo ser considerado um acto de terrorismo e de guerra contra Portugal.
    A Presidência, o Governo, os partidos, a Força Aérea, a Protecção Civil, e demais entidades, devem de imediato iniciar o procedimento e serem chamados a prestar esclarecimentos sobre esta matéria na Assembleia da República.
    O Verão em Portugal começa a 21 de Junho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.