Jovem de 13 anos, líder dos Super Dragões, o “infiltrado”: os agressores de extrema-direita no 25 de Abril

ANTONIO COTRIM/EPA

Extremistas de direita das organizações Rise e Habeas Corpus, apoiados pelo Grupo 1143, nos desfiles do 25 de Abril.

Oito elementos foram identificados após os incidentes no Largo de São Domingos. Rui Fonseca e Castro e Mário Machado — que pode ficar preso de imediato — estão hoje em tribunal.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou um rapaz de 13 anos entre os participantes nos confrontos de extrema-direita ocorridos durante as celebrações do 25 de Abril, no Rossio, em Lisboa.

Segundo o Diário de Notícias, o menor é um dos oito elementos identificados após os incidentes no Largo de São Domingos. A PSP acredita que o adolescente foi levado à manifestação não autorizada por um adulto por ele responsável.

Imagens captadas no local mostraram o jovem a agredir um manifestante, o que facilitou a sua identificação. A investigação prossegue, com análise de registos visuais e transmissões televisivas.

Mário Machado, líder do Grupo 1143, e Rui Fonseca e Castro, ex-juíz do partido Ergue-te, foram detidos, mas libertados no próprio dia. São esta segunda-feira presentes a tribunal, por crimes de resistência e coação e desobediência, segundo a Renascença.

Mário Machado enfrenta acusações de coação a jornalista e ataque à liberdade de imprensa, depois de ter tentado alegadamente tirar o microfone à jornalista Francisca Laranjo durante os desacatos.

O líder do 1143 pode ser preso de imediato esta segunda-feira, não só pela detenção em flagrante, mas também pela pena anterior superior a dois anos de cadeia que transitou em julgado. Arrisca agora entre seis e sete anos de prisão efetiva.

A PSP deteve ainda outra pessoa, identificou cinco indivíduos e registou dois polícias feridos nos confrontos entre grupos de extrema-direita e manifestantes antifascistas.

Um dos identificados é o sucessor de Fernando Madureira na liderança da claque portista “Super Dragões”. A ser julgado no âmbito da Operação Pretoriano, onde já foi identificado como agressor e detido para interrogatório com uma arma de fogo em casa, Hugo Loureiro, conhecido como ‘Fanfas’, era o braço-direito de “Macaco” na claque e, segundo o Correio da Manhã, esteve também envolvido nos desacatos durante as comemorações do 25 de Abril, tendo alegadamente sido visto ao lado de Mário Machado.

Outro dos elementos neonazis identificados é Jorge Bento, membro do grupo ultranacionalista 1143, que se infiltrou entre os manifestantes antifascistas e começou, pelas costas destes, a distribuir murros e chapadas sem qualquer provocação, como foi possível ver num vídeo partilhado pelo jornal Expresso.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Expresso (@jornalexpresso)

Terá sido este amigo próximo de Mário Machado a dar início aos confrontos no Largo de São Domingos, na altura, sem cordão policial a separar os dois grupos.

Jorge Bento é acusado de ofensa à integridade física, enquanto o grupo 1143, que exalta o Estado Novo e valores pré-democráticos, continua a ser investigado pela Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.