Cortesia / Escolha do Consumidor / APESPE

Quase metade dos consumidores conta que, na maioria das vezes, compara preços antes de avançar para uma compra.
Sábado, 15 de Março, Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Altura de fazer alguns balanços, perceber alguns hábitos.
Um estudo realizado pela Escolha do Consumidor centrou-se nas tendências de consumo dos portugueses: comparação de preços, quais os produtos ou serviços mais consumidos e a evolução do poder de compra ao longo dos últimos meses, por exemplo.
A alimentação é o setor que está no topo dos produtos ou serviços mais consumidos, com 31%. Atrás ficam roupas e calçados, e saúde e bem-estar (20% cada).
O poder de compra está igual ao que estava nos últimos meses, para 47% dos inquiridos. 26% respondeu que tem menos dinheiro, 15% diz que tem um poder de compra maior.
Há ainda uma fatia de 12% de consumidores que se queixam de um poder de compra muito menor; alguns dos inquiridos até têm passado por maiores dificuldades para manter os seus hábitos de consumo.
Quase metade dos consumidores (48%) conta que, na maioria das vezes, compara preços antes de avançar para uma compra.
5% só compara preços quando estão em causa valores mais elevados. 2% raramente compara os preços, 1% nunca o faz.
Entre os que comparam preços, o estudo quis perceber quanto tempo os consumidores gastam nessa tarefa: 42% gasta entre 5 e 15 minutos antes de comprar. É um equilíbrio entre análise e rapidez na decisão, lê-se em comunicado enviado ao ZAP.
Praticamente um terço dos inquiridos (30%) gasta o dobro do tempo: são mais cuidadosos e demoram 30 minutos a comparar preços. Apenas 13% dedica mais de 30 minutos.
No outro extremo, ficam 14% dos inquiridos, que demoram menos de 5 minutos para decidir. E ainda há 1% que nunca comparam preços.
Nesse momento de análise, 33% entram em sites de comparadores de preços, 23% visita lojas físicas e 21% aproveita os folhetos promocionais.
Quase metade (48%) dos participantes recorre a estas promoções frequentemente, mas apenas quando realmente precisa de um determinado produto: 33% tenta aproveitar os descontos sempre que possível.