/

“Decisão histórica” salva Autoeuropa. Como ganhou Portugal o eléctrico barato da Volkswagen?

1

Mário Cruz / Lusa

A Autoeuropa em Palmela vai produzir o ID.Every1, novo modelo eléctrico “low cost” da Volkswagen, numa conquista “histórica” para Portugal —, tanto mais que havia várias fábricas da marca alemã a disputar o projecto.

A decisão do grupo alemão Volkswagen de construir o novo modelo eléctrico ID.Every1 em Palmela, em Setúbal, já foi saudada pela Comissão de Trabalhadores (CT), que, em comunicado, diz tratar-se de uma “decisão histórica, determinante para o futuro da fábrica e dos seus trabalhadores”.

Numa altura em que havia incertezas quanto à viabilidade da Autoeuropa a longo prazo, “este novo produto” permite encarar o futuro com “confiança e estabilidade”, “não apenas no presente da fábrica, mas também para as novas gerações de trabalhadores”, salienta a CT no comunicado citado.

Autoeuropa ganhou a fábrica na Eslováquia

O ID.Every1 foi disputado por várias fábricas da marca alemã em diversos países da Europa de Leste, como anunciou o primeiro-ministro Luís Montenegro no Parlamento, já em campanha eleitoral, no debate da moção de confiança que levou à queda do seu Governo, referindo que Portugal esteve “em disputa com dois outros países do leste europeu, altamente competitivos do ponto de vista da sua mão de obra, dos seus incentivos fiscais e do seu ambiente de negócios”.

Mas, na fase final da corrida, a Volkswagen Autoeuropa ganhou à fábrica da marca alemã na Eslováquia, segundo apurou o Jornal de Negócios.

A fábrica em Setúbal vai, assim, produzir o novo eléctrico que deverá custar cerca de 20 mil euros aos consumidores , mantendo também a produção do SUV compacto T-Roc da marca alemã.

Factores que determinaram a escolha de Portugal

A escolha da Autoeuropa acabou por dever-se a três factos fundamentais, designadamente a “elevada capacidade de produção” da fábrica e
o “nível de eficiência que se destaca no seio do grupo germânico”, e ainda ao “esforço” do Governo português, como elenca o Negócios.

Em comunicado, o ministério da Economia, liderado por Pedro Reis, destaca o “trabalho intenso e totalmente coordenado” com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e fala de “um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz”.

“De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo eléctrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal, de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”, acrescenta Pedro Reis.

É provável que o Governo tenha oferecido incentivos e apoios para trazer a produção para cá, mas o ministério não revela dados sobre esta questão.

O valor do investimento também não é conhecido.

“Decisão histórica” que salva a Autoeuropa

“Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da electrificação”,destaca, por seu lado, o director-geral da fábrica em Portugal, Thomas Hegel Gunther, agradecendo “o apoio do Governo de Portugal, que proporcionou as melhores condições para atrair este novo projecto para o país”.

Ainda antes da produção do novo ID. EVERY1, a fábrica de Palmela deverá começar a fabricar, já no próximo Verão, o veículo híbrido T-ROC NF.

“Estes novos modelos têm de significar uma janela de oportunidade para implementação de novos processos produtivos para uma resposta na melhoria das condições de trabalho“, defende a Comissão de Trabalhadores.

Uma comunicação da Autoeuropa nota que o ID. EVERY1 é um “veículo eléctrico inovador“, concebido na Europa e para a Europa, que combina um design desportivo, um interior funcional e tecnologia digital avançada.

A empresa revela também que o lançamento deste modelo se insere no “ambicioso plano da Volkswagen de introduzir nove novos modelos até 2027, incluindo quatro veículos eléctricos assentes na moderna plataforma modular eléctrica (MEB) com tracção dianteira”.

O ID. EVERY1 é alimentado por um motor eléctrico de nova geração com 70 kW (95 cv), tem espaço para quatro pessoas, uma bagageira com 305 litros de capacidade e será o primeiro modelo de todo o grupo a integrar uma nova e inovadora arquitectura de software, o que permite que seja equipado com novas funcionalidades ao longo de todo o seu ciclo de vida.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Convém salientar que estamos a falar de um veiculo elétrico e olhando para as estatísticas na vendas desses veiculos o futuro pode ser sombrio……

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.