“Mais três ou quatro anos e a Autoeuropa sai de Portugal”

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Mário Cruz / Lusa

A Autoeuropa está a preparar a saída de Portugal que deve acontecer dentro de “três ou quatro anos”. Quem o diz é o gestor e professor universitário Luís Todo Bom que critica o Governo por não parecer “preocupado” com isso.

“A Autoeuropa está em phasing out. Acho que mais três ou quatro anos sai. E não vejo nenhuma preocupação em relação a isso”, considera Luís Todo Bom em
entrevista à Jornal Económico TV.

“Os sinais estão todos lá”, segundo o professor universitário que lembra que a Volkswagen, dona da Autoeuropa, decidiu que só vai produzir carros eléctricos a partir de 2030, e nenhum modelo está previsto para a fábrica em Portugal.

Além disso, Todo Bom reforça que a Volkswagen também está a construir uma fábrica de baterias em Espanha.

Assim, está certo de que a saída da empresa se aproxima. “Devia haver uma estratégia para segurar a Autoeuropa cá”, realça também.

O professor universitário recorda que “temos a maior mina de lítio da Europa” e que “a Galp já fez um consórcio para fazer a refinação do lítio”. “Porque é que não somos capazes de ter toda a fileira do lítio em Portugal, desde a mina, a refinação e as baterias, e a partir daí, atrair a Autoeuropa e outras empresas para cá”, questiona Todo Bom.

O gestor também destaca que “a saída da Autoeuropa é grave em termos do cluster da indústria das componentes automóveis”, notando que “uma coisa é ter aqui uma fábrica, com quem se dialoga em termos de inovação”, e outra, “completamente diferente”, é ter essa fábrica em Espanha.

“O Governo devia estar preocupado com isso, e em atrair investimento estrangeiro industrial de qualidade”, conclui, assim, Todo Bom, defendendo que Portugal devia estar “na linha da frente” para a que diz ser a necessária “reindustrialização da Europa”.

Susana Valente, ZAP //

45 Comments

  1. Este desgoverno só está preocupado em arrendar as casas dos outros, em criar subsídio-dependentes para garantir os votos, proibir a venda de tabaco e afins, e arranjar forma de poder encher os bolsos com dinheiros públicos sem ser apanhado.
    Enfim, assim vai o xuxalismo neste país, de um povo com vistas curtas e manso.

    • Que raio de visão tão curta. Então e o gangue laranja das maiores golpadas cujos cabecilhas se pavoneiam impunes nas TVs como se fossem virgens imaculadas?

  2. Não vale a pena contar muito mais com a Alemanha. Portugal deveria desde já procurar atrair uma fábrica chinesa de automóveis.

    • Sim, porque realmente os nossos salários são competitivos face aos que se pagam aos chineses que operam nestas industrias… LOL!

      • em muitos setores os valores pedidos na china já são superiores aos de Portugal, sei bem do que falo porque trabalho com eles e muitos mas mesmos muitos Produtos já compro na Alemanha , França, Tunisia Etc por que são mais baratos que na China

      • E juízo?! Eu trabalho muito com Shandong, onde me desloco e permaneço com muita frequência e posso dizer-te que estás a tangar.

  3. O erro original foi a Autoeuropa ter feito uma fábrica na região de Lisboa.
    Tivesse-a construído na zona Norte do país e hoje esta questão não se colocaria, tal como não se coloca o fecho das fábricas da Stellantis, Renault, Bosch, Continental, Faurecia, etc. que existem na zona Norte.

    • A malta do sul não tem direito a emprego? Desde 1995 que a AutoEuropa é uma fabrica de excelência da marca Volkswagen e isso tudo deve se ao empenho e profissionalismo da malta de Lisboa, Vale do Tejo Margem sul e arredores… Hipocrisia dizer que se tivesse no norte é que era bom… Nunca nenhuma fabfica Portuguesa fez tantos carros como a Autoeuropa fez e faz… 5 meses desde o inicio do ano presente trabalho e ja produziu mais de 100 mil unidades. Sabe o que isso representa em termos de lucros para a marca? Acredite que não está mal localizada.

      • A malta do sul tem direito a tudo, por tudo se passa em lisboa, e o resto do país não passa de uma periferia da grande capital.
        Só mesmo alguém sem noção é que se queixa de não diversificar a distribuição pelo país porque, coitadinhos dos lisboetas, o que fariam sem mais uma fábrica.

    • Essa questão só é colocada por pessoas que não sabem do que estão a faltar… A Autoeuropa está a produzir o carro mais vendido na Europa á vários meses, o volume produção só não aumenta devido á falta de resposta por parte dos fornecedores.
      Passados 30 anos de existência essa conversa de ser uma fábrica satélite e que está para fechar é mesmo de um desconhecimento total.
      Num país tão pequeno como o nosso é apenas triste e ridículo a rivalidade entre o norte e o sul, está visto que não aprenderam nada com o passado.

    • Completamente de acordo com este comentário sobre a falta de estratégia portuguesa relativamente à muito provável saída da AUTOEUROPA de Portugal, a que se junta o não aproveitamento do PRR para impulsionar a necessária reindustrialização da economia nacional. Partilho também que a ligação por alta velocidade a Madrid e à Europa que devia estar hoje em funcionamento em especial para passageiros; e que é muito menos importante a alta velocidade para as mercadorias.

  4. Mais uma entrevista encomendada, enganadora, que sem a devida verdade, seria grave, muito grave, no entanto a AE vais produzir carros a combustão até 2035,sendo que em 2026 já vai começar a produzir um modelo híbrido, atenção a estas notícias, que só tem um propósito distabilizar os trabalhadores, a AE já recebe muitos incentivos, vai continuar a receber, mais que podemos imaginar.

  5. Já quando fechou GM na Azambuja o nosso governo poderia ter evitado, tem de se incentivar e criar condições para investimento em Portugal..

  6. A preocupação deste governo é só tirar aos que ainda têm trabalho e aos que inda têm alguma coisinha, nunca cativaram qualquer investimento, para que fossemos um país prósperos só cativaram imigração de 3a linha ou ainda de 4a linha sem qualquer formação e qualquer mais valia para o nosso país, só para sugarem àquilo que produzimos, já Chegam 7 anos e ainda mais os que ainda faltam.

    • Se não temos indústria devemos ao cavaquismo que entregou tudo em troca de autoestradas onde se paga balurdios e ninguém passa. Estes discursos de extrema direita para desestabilizar e desgastar sem terem soluções porque querem é poleiro, estão á demasiado tempo sem a cadeira do poder e o Cavaco começa a ficar nervoso. Numa fábrica onde ganham acima de outros e têm regalias que outros não têm mas estão sempre a fazer greves e a arranjar complicações. Será por isso que se poderá sair e não por culpa do governo.

      • Enfim…se a palermice pagasse impostos o Estado português enriqueceria às suas custas. Sabe quem é que trouxe a Autoeuropa para Portugal?! Sabe quem era o primeiro ministro?! Sabe que governo é que teve um ministério da indústria?!?! Com uma das pessoas mais competentes que qualquer industrial português defenderá?! Fale do que sabe e não diga disparates.

      • A senhora não sabe o que diz…
        Sempre a fazer greve e se ganha muito…o salário médio de um jovem que entra na AE é de…800€, já trabalhou em turnos em que em 9 dias só descansa um?
        E o subsídio de turno que faz aumentar o ordenado.
        Já trabalhou um mês em que tem apenas dois fins de semana?
        É outro subsídio que faz aumentar o ordenado.
        E nesse bolo todo se considerarmos os descontos ISR E SS…o bolo fica nos 1000€ a 1100€ com estás nuances a Senhora não sabe o que diz.
        Quanto às greves…tem mesmo de se informar, sabe quantas foram feitas em 30 anos de fábrica?

      • Os Rosas têm feito muito, nestes 27 anos de governos PS pós-Cavaco. Uma característica das esquerdas, é que façam o que fizerem, e haja as consequências que houver, a culpa é sempre dos outros. Primeiro era o Salazar, depois o Cavaco, depois o Passos. Ainda não se lembraram do Afonso Henriques. Ou do Liberalismo.
        A GM, a Shell, a Mobil, a Esso, a Opel, foram todos embora por causa da direita, claro.
        A Lisnave, a Sorefame, a Covina, o grupo multinacional da CUF, foi tudo a Direita. A Metalúrgica Nacional, idem.
        O facto de que o PS governou mais de metade do tempo desde 1974, é apenas um detalhe de somenos importância. E o facto de Portugal ter passado das 10 primeiras economias europeias em 1973/4, para as últimas 6 em 2023, também não tem nada a ver com a governação que temos tido maioritariamente.
        É que os bons samaritanos da esquerda acreditam que os resultados das políticas económicas e sociais aparecem ao fim de alguns dias de implementação. Ingenuidade.

      • Sra. Não sabe o que diz, a ignorância molda a mente e o discurso, de nada sabe sobre a indústria automóvel, mas pode sempre se inteirar sobre o assunto, segundo informações no midia a Autoeuropa está a recrutar colaboradores.

      • Fala da direita ,no entanto de veria saber que é o BE e PCP
        que têm tido o poder decisório e reinvicativo da AutoEuropa ao longo dos anos.
        Também saberá que esta empresa representa direta e indiretamente 5% do PIB.

  7. Trabalho há 28 anos na VW AE, e estrategicamente esta é uma empresa importante para o grupo, uma das que tem tido mais rendimentos, apesar das crises. Se este Sr. fosse mesmo um bom analista, poderia ter visto a entrevista do diretor Thomas Gunter, que disse” enquanto os clientes quiserem e comprarem carros a combustão, nós vamos produzir carros a combustão.”
    Se este Sr. fizesse realmente investigação, só um pouquinho, para não vomitar alarmismos, saberia de caras que a AE tem um volume de negócios tão importante e estratégico fundamental para a marca, eu dou uma ajuda, investigue o Sr. quantas fábricas do grupo, VW, Skoda, Porsche, Lamborghini, Audi,…quantas delas têm PRENSAS…sabe o que são PRENSAS…uma nave de prensas tem 6 Prensas gigantescas de 20, 30, 50 e muitas toneladas as mais pequenas e moldam milhares de peças para todas os modelos do grupo…
    Não diga disparates e fale de algo mais dentro do seu tema…a pobreza da política e como legislar influenciando no obscuro a Justiça…ou porque anda o Sócrates à solta…
    De facto quem não sabe e não tem a mínima noção da VW, da produção e do crescimento da fábrica, devia estar calado em vez de emitir uma opinião alarmista, e o pior é que não tem o mínimo de fundamento!
    Vamos a ter mais responsabilidade nos comentários ok?

  8. Uma fábrica com mais de 5 mil operadores diretos e indiretos merecia uma opinião de alguém mais dentro do assunto e também mais conhecedor da realidade do grupo VW.
    É pena ouvirmos estes alarmistas, essa análise pode ser feita para empresas familiares com 100 pessoas ou 300, em que mudam constantemente de países à procura da exploração e de ordenados ainda mais baixos que em Portugal, só revela o pouco ou nenhum conhecimento interno da AE, e dos investimentos que se estão a fazer neste preciso momento.
    Primeiro investigue, não há nenhum relacionamento com o lítio e as empresas de baterias em Espanha, ou qualquer outro país, pois as marcas de automóveis estão numa fase de estudo, o elétrico não é a única solução, por exemplo a Toyota está avançando no hidrogénio, a Nissan a Renault e a Mercedes fizeram um projeto híbrido em que a Mercedes melhorou significativamente os seus motores e os alterou para retirar rendimentos da caixa de velocidades, existem muitas alternativas, sendo que a combustão ainda é uma solução, mas muito se anda a desenvolver na forte e gigantesca indústria automóvel.
    Se pensam e acham que o petróleo é a causa de todo o mal no ambiente, então o que dizer da exploração do lítio?
    Nas localidades onde querem fazer a extração desse minério a repercussões para o ambiente são alarmantes, mas enfim, falar…falar e escrever eu também posso, mas é necessário haver responsabilidade.

  9. Sou trabalhador da fábrica Autoeuropa ja alguns anos , moro na zona sul e em primeiro lugar a fábrica nao está situada em região de Lisboa , mas sim regiao de Palmela ( Setúbal) onde emprega imensa gente do sul e centro do país , acho que o erro aqui nao é onde esta situada mas sim a falta de conhecimento que tu tens em relação a Autoeuropa, e so para deixar aqui uma pequena msg , para quem ainda acredita no pai natal , VW Autoeuropa ainda tem muito para dar e vai acontecer durante muitos anos ca em Portugal!

  10. Os arautos da desgraça do costume de quando em vez aparecem a dar palpites que é disso que se trata.
    Desde que a Autoeuropa se instalou em Portugal de quando em vez lá aparecem estas”visões” encomendadas com o intuito do governo abrir o cordão à bolsa e injectar mais uns milhões, foi assim é assim e vai continuar a ser assim, o que é triste é alguma dita comunicação social que não passam de agências de comunicação dar palco a esta gente, é que quem paga os benefícios fiscais ou a injecção de milhões é o Povo Português que trabalha e ganha uma miséria.

  11. O que é preciso é fabricarem carros baratos para os Portugueses e amigos do ambiente …. se for em Palmela, tanto melhor,o resto é conversa!

      • O “A.g.Jorge @Hotmail.com” deve ser daqueles que quer tudo barato mas depois exige salários altos. Sol na eira e chuva no nabal não é possível.

  12. velhos decretos
    Auto Europa é um símbolo da qualidade de excelência de mão de obra portuguesa barata comparado com os salários do grupo a que pertence
    Assim como a Renault de cacia deixaram de ter só peso industrial e agora querem ter peso político
    Vai fechar e vai mudar de nome
    E ainda não fecharam porque estão junto a zonas portuárias importantes mas os políticos portugueses representam mal o nosso país ..que tristeza ver estas notícias ..como se mendigos fossemos.. o povo português é muito bom ..não digo o resto

  13. Deixem fechar. Este país é para afundar. Nem vale a pena pensar nisto… Este país é um esgoto… Por culpa da esquerda e da direita, e tudo pelo meio….
    *Deixar arder”
    Não dá para perder tempo

  14. Afinal quem são os malandros e os trabalhadores, não somos todos portugueses ou já mudamos de nacionalidade.
    Todos sabemos que o sul com seu PCP, tudo uma cambada de malandros que no 25 de Abril roubou e ficou com bens incluindo o partido.
    Não chamem aos outros o que são seus incompetentes.

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